quinta-feira, 22 de março de 2018

SÓ NÃO ESTUDA QUEM NÃO QUER


SÓ NÃO ESTUDA QUEM NÃO QUER
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de março de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.864

Sempre estudei morando na cidade. Sei, entretanto das grandes batalhas pelo Saber, de alguns companheiros do meu tempo e de antes de mim. Pessoas que se tornaram importantes para à sociedade e todos os dias vinham de sítios pertos ou distantes, a pé ou a cavalo. Alunos que, solitariamente, desciam e subiam a serra do Poço, com 500 metros de altitude. Os que vinham de sítios como Queimadas do Rio, Batatal, Olho d’Água do Amaro, Barriguda, João Gomes, Lagoa da Pedra e tantos outros do nosso município. Tudo como adolescentes para enfrentarem o antigo primário, o Admissão ao Ginásio, às primeiras séries do Curso Ginasial. Sol de rachar ou muita chuva com lama nas estradas e córregos cheios.
Muitas são as aventuras contadas atualmente, como os mal assombros encontrados pelos caminhos, como por exemplo, o que se ouvia ao passar pela igrejinha das Tocaias e uma ou outra santa cruz de beira de estrada. Não havia transporte, merenda, financiamento de livros e cadernos. A palmatória e a régua de baraúna cantavam nas mãos e nas canelas. Alguns poucos chegavam dos sítios, não suportavam a escola e caiam na jogatina da sinuca. A grande maioria, porém, valorizava a luta por um melhor lugar no mundo. Essa foi uma fase difícil para os estudos, mas não conhecemos ninguém que tenha se arrependido em ter estudado.
Atualmente o governo fornece tudo. Manda buscar o aluno em casa, em qualquer lugar da zona rural. Nem o caminhão serve mais tem que ser de ônibus. O transporte vai buscar e levar no terreiro. A escola dispõe de ventilador ou ar condicionado. Livros de graça. Merenda da melhor qualidade. Laboratório de informática, segurança, cursos, visitas e passeios. Infelizmente ainda são muitos os que procuram apenas assistir a primeira aula, com um enfado e uma alergia à escola, própria dos lugares mais perigosos da periferia.
E se o governo fornece tudo ao aluno e este não corresponde, onde está o erro?
Educação, um desafio permanente.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/03/so-nao-estuda-quem-nao-quer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário