terça-feira, 22 de agosto de 2017

QUIXABEIRA

QUIXABEIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de agosto de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.721

QUIXABEIRA. Foto: (Paisagismodigital).
O desmatamento da caatinga continua. Entre suas árvores, destaca-se a quixabeira com nome variado conforme a região nordestina e norte de Minas Gerais. Preta, sapotiaba, espinheiro, coronilha, maçaranduba-da-praia e rompe-gibão, são algumas denominações que se dá a Sideroxylon obtusifolium. Quando se trata de sombra a quixabeira é rainha e tem sempre a preferência dos caminhantes, cuja proteção parece uma casa. Não é raro no sertão se dizer que determinada quixabeira é mal-assombrada. É que até os espíritos errantes gostam de se arrancharem em mangueiras e quixabeiras. Essa árvore pode atingir até 15 metros de altura e produz pequenos frutos pretos, adocicados e leitosos apreciadíssimos pelos caprinos.
Sua madeira é dura e espinhosa. A casca é adstringente, tonificante, antidiabética, anti-inflamatória e cicatrizante. As flores são aromáticas. A quixabeira é muito utilizada na medicina popular, sendo uma das mais indicadas contra o diabetes. Devido ao uso constante e indiscriminado, a espécie se encontra cambaleante, precisando incentivo para sua reprodução.
Encontramos sempre alguma pessoa negra com apelido de Quixaba. É que esses frutos pequenos e arredondados, de um verde-oliva inicial, amadurecem passando para o preto retinto.  
Os raizeiros do sertão aceitam encomendas de garrafadas contra o diabetes que são feitas com a entrecasca da planta. Em casa a bebida é mantida em geladeira que vai sendo tomada de acordo com as orientações.
Em Alagoas, no município de Santana do Ipanema, existe um povoado a 12 km da cidade, chamado antigamente de Quixabeira Amargosa. Estar localizado nas faldas da região serrana e teve o título mudado para São Félix. Nessa área sertaneja é encontrada a árvore citada, mas também se encontra a Sideroxylon na parte mais plana do relevo da depressão sertaneja e do São Francisco. Entretanto, a medida que o tempo passa, mais difícil vai ficando encontrá-la com sua majestade. Não somente a quixabeira, mas todas as arvoretas e árvores do sertão vivem permanentemente ameaçadas. A fiscalização ainda é muito frágil e vai perdendo a corrida pela sobrevivência do meio selvagem da caatinga.










Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/08/quixabeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário