segunda-feira, 28 de agosto de 2017

LAGOA DO RETIRO: UM DESPERTAR

LAGOA DO RETIRO: UM DESPERTAR
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de agosto de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.723

LAGOA DO RETIRO. Foto: (Agência Alagoas).
Já comentamos muito sobre as lagoas interiores do nosso estado, quase sempre com notícias desagradáveis.  E quando puxamos pelo meio ambiente, trazemos a Geografia, Sociologia, História, Economia porque tudo se acha interligado. Entre essas lagoas, encontra-se a Pé Leve no município de Limoeiro de Anadia como a mais famosa – talvez pela proximidade de Arapiraca – a segunda maior cidade do nosso chão. Após contínuas observações aconteceu o que se previu e a Pé Leve secou. Isso mexe com o ambiente e com a economia do povoado, mouco às constantes advertências. Mas ainda existem outras no Agreste que a muito custo fazem crescer o ditado: “Quando a barba do vizinho arder põe a tua de molho”.
A lagoa do Retiro, no município de Junqueiro, parece querer seguir os conselhos de quem entende. Com orientação das autoridades ambientais “diversos proprietários de terras que englobam parte da área do entorno da lagoa do Retiro, cumpriram a determinação de um recuo de suas cercas, a uma distância de 30 metros” onde foram plantadas 380 mudas de árvores nativas, incentivo do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas – IMA/AL. Isso faz parte do projeto Alagoas Mais Verde. A finalidade dos que plantaram árvores como o ingá, jenipapo, jaqueira do brejo, pau-brasil e peroba-rosa é proteger o entorno da lagoa e seus acessos. Estudantes e órgãos do município participaram das ações em favor da Natureza.
Mas é sabido que se precisa agir em outras frentes importantes da consciência ambiental para que todos os efeitos juntos permitam perenemente a salvação da lagoa. Não tivemos mais notícias sobre a Pé Leve e, uma visita nossa planejada ainda não foi possível. Enquanto isso, em Maceió, a lagoa marítima da Anta vive ameaçada pelos esgotos e apresentando peixes mortos. Pelo menos ali o bocão popular denuncia e, a pressão da Imprensa conduz para os consertos. No Sertão, antigas lagoas desapareceram pela ignorância humana. Uma ou outra pode ter sido aproveitada para construções de barreiros.
      Esperamos que as ações para salvar a lagoa do Retiro sirvam de exemplo altamente aproveitável, para trabalhos semelhantes em todos os rincões do estado.














Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/08/lagoa-do-retiro-um-despertar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário