quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ENCOLHENDO OS COBERTORES

ENCOLHENDO OS COBERTORES
Clerisvaldo B. Chagas, 01 de setembro de 2017
Escritor Símbolo de Santana do Ipanema
Crônica 1.728

Fenômenos os mais estranhos e pesados, podem fazer regredir a população de uma cidade. O fechamento de fonte de renda como mina de ouro, vulcanismo, ameaças militares, tragédias naturais constantes como enchentes, furacões e vários outros motivos tendem à migração. Mas nada disso faz sentido no retrocesso habitacional de 22 cidades alagoanas.
Uma cidade pequena pode – embora não seja comum – ter uma boa qualidade de vida. Mas no caso de Alagoas isso não acontece. Com o aumento da população e o progresso, todos estão em busca de sonhos pessoais. Agora mais do que nunca pelas facilidades de locomoção, a juventude parte da cidade em que nasceu para tentar atingir objetivos na cidade maior. O estudo, a oportunidade de trabalho para os jovens que se deslocam, rebocam com eles os mais velhos da família que são os esteios.
O coronelismo moderno de gestões desastradas e infames nas cidades menores, nada cria, nada atrai, apenas o marasmo dos tempos antigos e mão implacável no cabresto do “seu feudo medieval”. E em muitas cidades não surge sequer uma fábrica de quebra-queixo. Outras cidades, outrora progressistas, perderam muito com novos traçados de rodovias, ficando isoladas ou longe demais dos novos eixos viários para às cidades mais adiantadas. Outras vezes é o próprio dinamismo da cidade vizinha que esvazia a primeira.   Em Alagoas estão perdendo população: Belém, Igaci, Jacaré do Homens, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Jundiá, Lagoa da Canoa, Maravilha, Maribondo, Mar Vermelho, Minador do Negrão, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Pindoba, Porto de Pedras, Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, Tanque d’Arca e Viçosa. Entre elas, cinco são cidades sertanejas.
Apenas duas do total, nos surpreenderam: Maribondo e Viçosa.  Maribondo porque é muita movimentada e dinâmica. Mas, talvez, pela sua facilidade de transporte para Arapiraca e Maceió em tempo curto, tenha acontecido efeito contrário e havido migrações para estudos e trabalho. E Viçosa, tradicional centro cultural e econômico, recebeu logo cedo o abalo da extinção da via férrea e as mesmas facilidade de Maribondo para a capital.

No sertão, Minador do Negrão e Pão de Açúcar ficaram mais distantes do eixo viário (absorvida por Palmeira dos Índios e Olho d’Água das Flores, respectivamente); Jaramataia engolida por Batalha e Arapiraca; Jacaré dos Homens perdido pelo progresso de Batalha e, Maravilha ficando a reboque da grande expansão de Ouro Branco. Mas outros fatores poderão ser analisados onde estão ENCOLHENDO OS COBERTURES.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/08/encolhendo-os-cobertores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário