quarta-feira, 19 de julho de 2017

AÇUDES ARRETADOS


AÇUDES ARRETADOS

Clerisvaldo B, Chagas, 20 de julho de 2017

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica 1.997
Açude de Jaramataia. Foto: (Divulgação).
      Desde os tempos de D. Pedro II que os açudes começam a aparecer no semiárido entre realidade e ilusão no combate à seca.      Lembramo-nos de uma visita de três dias à fazenda Pai Mané do, então, proprietário Seu Zezinho, onde está localizado o poderoso açude de meia légua. Um mundo d’agua muito difícil de prever o esvaziamento completo. E foi o próprio fazendeiro quem redigiu carta ao presidente Getúlio Dorneles Vargas, reivindnar mais de 19 milhões de metros cúbicos de água, considerada salobra. Foi a partir do riacho Sertão, afluente do rio Traipu que foi possível à construção do gigante. Mesmo o líquido sendo pesado para os humanos, ajuda na criação de gado bovino, na irrigação e na criação de peixe, originando uma colônia de pescadores denominada São Pedro Z-29. A pescaria é fonte de renda para cerca de 300 famílias da cidade de poucos habitantes. 
     Da praça central de Jaramataia é possível vê a imponêicando o açude. Mas, a barragem só foi construída em 1964, para atender o município de Dois Riachos e região. Em nossa ida àquelas terras, não havia ainda o povoado que ora se representa como o maior do município.
     Em 1967, porém, o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – concluía o açude de Jaramataia, o maior dos 22 escavados pelo órgão no estado de Alagoas. O citado açude tem capacidade para armazencia do açude que se estende até o povoado São Pedro II. É ali onde estão construídos os sangradouros e o grandioso paredão de pedras que faz represar os milhões de litros d’água.

Com a seca prolongada de tantos anos e que agora acabou, a cidade e o próprio município receberam um abalo imenso de seca, fome e desespero. O famigerado açude de Jaramataia chegou quase a zero numa incrível verdade de muitas dores.
Com tantas chuvas de junho para cá, esperam-se as recuperações dos açudes construídos graças a engenheiros e cassacos do DNOCS que já fez tanto pelo povo sertanejo nordestino.
A respeitabilidade do Departamento é merecida e reconhecida, sobretudo, pelas garantias dos tempos em que os homens tinham vergonha.














Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/07/acudes-arretados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário