sábado, 13 de maio de 2017

GINÁSIO PRESERVADO



GINÁSIO PRESERVADO
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de maior de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.670

Ginásio Santana. Foto: (Clerisvaldo B. Chagas) extraída do livro "230".
Semana passada estive no antigo Ginásio Santana, numa visita de cortesia. Prédio bem construído com uma arquitetura imponente, esse edifício teve origem entre 1937-38 no governo municipal de Joaquim Ferreira da Silva. Ali foi utilizada muita mão de obra indígena Fulni-ô. A dificuldade para adquirir equipamentos e material humano, fez com que o prédio ficasse ocioso até ser ocupado pelo 20. Batalhão de Polícia que chegou a Santana em 1936. Para combater cangaceiros, a Unidade ficou na Cadeia Velha, até que fez o deslocamento. Eliminado o bandido Lampião, pouco tempo após o ano de 1938, o Batalhão partiu deixando novamente ocioso o prédio.
Governava Santana do Ipanema o coronel Lucena, homem que comandou o Batalhão trazido por ele.  No dia 11.02.1950, foi fundado o Ginásio Santana, escola esta que prestou e presta relevantes serviços a Santana.
Não tendo para onde crescer, pois o espaço limita-se com ruas, praça e o Tênis Clube Santanense (outro casarão histórico), o Ginásio optou pelo crescimento vertical, preservando toda a arquitetura frontal e partes importantes do seu interior. De fato o edifício e de encher os olhos dos passantes. Sua fundação como escola veio da ideia do comerciante João Yoyô Filho (depois juiz) com o vigor do empreendimento através do pré-pároco Fernando Medeiros, o cônego Teófanes de Barros, o padre Bulhões e o coronel Lucena.
Nas proximidades do lançamento do livro “230”, a história contada através dos seus prédios públicos e mesmo particulares; a visita ao Ginásio Santana veio confirmar a necessidade de se preservar. Infelizmente, não se tem verba para a Cultura e quando tem é limitada ou some. A ignorância toma conta em administrações de analfabetos ou letrados, onde a Cultura é carro pequeno rebocado pela caçamba.
Bem defronte ao Ginásio Santana existe uma praça primeiramente chamada Praça da Bandeira. Como a febre de mudanças é grande, outras denominações já deram a esse logradouro. Logo à frente, guardando o espaço, acha-se a igrejinha/monumento de Nossa Senhora Assunção que deu nome ao bairro e foi construída para marcar a passagem do Século XIX para o Século XX. Tênis Clube, Ginásio Santana, igrejinha da Assunção, Escola Padre Francisco Correia, tudo num conjunto só, formam um quarteto histórico de peso em Santana do Ipanema. 


                                                                                              

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/05/ginasio-preservado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário