quarta-feira, 12 de abril de 2017

O PÃO, O AÇÚCAR E A ORLA



O PÃO, O AÇÚCAR E A ORLA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de abril de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.660

Pão de Açúcar vista do Cristo. Ilustração Wikipédia).
A notícia não poderia ter sido melhor tanto para Pão de Açúcar quanto para o Médio Sertão alagoano. Topografia plana, cidade ideal para o turismo no rio São Francisco, pela falta de estrutura foi perdendo terreno para Piranhas. A orla enorme com areia muito quente e sem abrigo ou algum tipo de atrativo, deixou o rio sozinho sem nada poder fazer. Quantas vezes saímos de Santana e arredores para um domingo em Jaciobá! Mas o banho sacrificado sem uma sombra sequer, próximo à cidade, tangia os visitantes para o pé do morro do Cristo, perigoso por ser habitat de piranhas. Isso foi desagradando aos turistas domésticos que fizeram a troca por outras cidades ribeirinhas.
Pão de Açúcar sempre teve tudo para ser um dos polos turísticos de Alagoas, mas parecia nem ligar para o potencial que possui. Portanto, a construção da sua orla oficial anunciada, parece finalmente querer resgatar tudo aquilo que sempre teve direito. Sombra por todos os lugares do projeto é preciso, ponto fundamental de reclamação dos de fora.
Pão de Açúcar, cidade de tanta cultura não pode ficar à margem do desenvolvimento sertanejo. Esperamos que agora seja sua grande vez. Após a construção da orla, muitas outras coisas precisam ser feitas para o turismo como o resgate do casarão onde D. Pedro passou a noite; organização dos transportes rumo a Grota dos Angi
cos, onde liquidaram Lampião; guias especializados para suas ruas, becos e casario, ressaltando a arquitetura. Serestas à beira do São Francisco; visitas ao artesanato e aos sítios arqueológicos e muito mais. Enquanto isso tudo se arruma, vejamos o que poderá ser o início de boa reviravolta:
“A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Pão de Açúcar recebeu na manhã desta terça-feira, 11, a visita do superintendente estadual de Turismo, Francis Hulst, e do topógrafo e técnico do Instituto de Terras de Alagoas (ITERAL), José Valdec, com o intuito de realizar as medições da área onde será construída a orla da cidade”.
Caso seja concretizada a estrutura turística de Pão de Açúcar, poderá haver conexões com outras cidades sertanejas que não possuem um rio São Francisco, mas tem outras potencialidades tão procuradas hoje em dia.
Vamos torcer pelo Médio Sertão e a vinda de euros e dólares para os bornais sertanejos.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/04/o-pao-o-acucar-e-orla.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário