sábado, 17 de dezembro de 2016

HOSPEDAGENS DA MODA

HOSPEDAGENS DA MODA
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de dezembro de 2016
Escritor Símbolo do Sertão de Alagoas
Crônica 1.608

PRESÍDIO SANTA LUZIA. Foto: (divulgação, Jorge Santos).
Criticar nos erros, aplaudir nos acertos. Não apenas acertar porque é dever, mas acertar porque a boa vontade torna a obra mais leve, meritória e abençoada.
Sem nenhum compromisso com grupos e interesses, visando somente cooperar um pouquinho através das letras pela melhoria do mundo, é que giramos a luneta global. E foi assim que nos deparamos com a notícia sobre construção de presídio em Alagoas.
O problema da falta de presídios no Brasil é geral. E para exemplificar, Pernambuco, nosso vizinho, está com sete mil vagas e a lotação está em 32.000, segundo a fonte. Alagoas conta com 3 mil vagas para pouco mais de cinco mil presos. É duro ainda, mas “dos males o menor”, afirma o povo.
Em 2016, o estado inaugurou dois presídios, sendo um militar e um feminino. Nesse sentido novas providências estão sendo tomadas como outro equipamento de segurança que será inaugurado com capacidade para 700 vagas. O anúncio foi feito ontem (sexta-feira, dia 16), durante passagem de comando do 590 Batalhão de Infantaria Motorizado. Outra importante informação é que nos próximos dias, ainda em 2016, serão oferecidas 150 novas vagas no Presídio Baldomero Cavalcante.
A desumanidade nos presídios brasileiros é motivo de críticas pelo mundo todo, não só pela superlotação, mas pela situação de inferno mostrada em inúmeras oportunidades. É de se dizer, que a inauguração de uma obra física deve levar em conta a manutenção. Não é somente o presídio, a cadeia, a delegacia, mas um número exorbitante de escolas parece esquecido nas cinco regiões brasileiras.
Enquanto a preocupação dos gestores for somente de confeccionar bolsos franciscanos, brevemente a guerra civil brasileira será entre presidiários e seus aliados políticos contra o resto do país.
Mas deixando a ironia de lado, o governo estadual, acertou mais essa. Que venham outras decisões em favor do povo sofrido e sem esperanças.

Fonte: (JornalExtra/Agência Alagoas. 17.12.2016). Adaptado.










Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/12/hospedagens-da-moda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário