quarta-feira, 30 de novembro de 2016

DOUGLAS APRATTO TENÓRIO

DOUGLAS APRATTO TENÓRIO
Clerisvaldo B. Chagas, 01 de dezembro de 2016
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.600

Professor e historiador Douglas Apratto. Foto: (Ailton Cruz)
Infelizmente não pude comparecer ao evento cultural acontecido no Instituto Histórico e Geográfico. Querendo conversar com o meu ex-professor Douglas Apratto Tenório, dos velhos tempos do Colégio Guido de Fontgaland, terminei por perder a grande oportunidade em revê-lo. Tive o privilégio de ser o seu aluno numa situação em que precisava evoluir com boas aulas. Lembro bem do tema das suas últimas apresentações na minha turma que foi sobre a Antártida. Apesar da minha voracidade em leitura geográfica, aprendi coisas sobre o Continente Gelado à luz do professor.
Saindo para outro colégio, perdi de vista o excelente mestre até que o descobri fazendo a história alagoana no papel.
Em um dia cheio de tantas notícias péssimas no Brasil, quase que o lançamento da obra “Imago Controversa” passa ao largo da mídia estadual. Não é por ter perdido o lançamento que deixarei de adquirir o livro do professor que esbanja segurança e conhecimento como sempre fez diante dos seus alunos.
(...) “No livro Imago Controversa: A emancipação de Alagoas, o professor e historiador Douglas Apratto Tenório exerce todo o seu poder de expressão e conhecimento para defender uma ideia: a de que Alagoas sempre teve condições econômicas, políticas e sociais de se emancipar. Na obra, palestras, convenções e reflexões que o vice-reitor do Centro Universitário Cesmac compilou em homenagem aos 200 anos de Maceió. “Ano que vem comemoraremos o bicentenário do Estado, um marco fundamental que, infelizmente, ainda está envolto em uma polêmica” (...).
Estamos vivendo uma época em que a leitura parece ser valor em extinção. Não somente a leitura, mas pessoas dedicadas à cultura numa magnitude estelar semelhante ao meu velho mestre professor e historiador Douglas Apratto Tenório.














Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/11/douglas-apratto-tenorio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário