sábado, 2 de julho de 2016

OS RIOS DE ALAGOAS PEDEM SOCORRO

OS RIOS DE ALAGOAS PEDEM SOCORRO
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de julho de 2016
Crônica 1.542

RIACHO REGINALDO /SALGADINHO. Foto (Clerisvaldo)
Pesquisando para o livro “Repensando a Geografia de Alagoas” – após elaboração de texto sobre os riachos de Maceió – fomos fotografar o Salgadinho. O mais famoso curso d’água da capital, o Reginaldo, recebe a denominação de Salgadinho ao passar pelo Bairro do Poço. Através de canal, joga suas águas na praia da Avenida da Paz, em pleno centro da cidade. Recebe influência das marés e ora se apresenta cheio, ora quase seco.
Milhares de famílias habitam seu vale chamado de Grotas, receptoras de esgotos e lixo doméstico. A sujeira no baixo Reginaldo pode ser vista ou não a olho nu, conforme o dia. Durante a nossa presença o Salgadinho estava cheio, não boiava lixo e, a foto para o livro até ficou parecida com cenário do Canadá. Linda! Dirá alguém sem saber que hoje aquilo é um esgoto a céu aberto.
Havia um rapaz de boa aparência com uma banca na margem  esquerda do riacho. Vendia bolos e outros produtos comestíveis à sombra de uma das inúmeras árvores do trecho. Perguntou sobre a finalidade das fotos, explicamos e dissemos que o riacho parecia limpo. O vendedor disse que tinha dias que estava assim. Comentei que se todos tivessem consciência não jogariam lixo no córrego. Ele concordou. Mas ao deixar o lugar percebi o lixo deixado pelas suas vendas que descia pela barranca do Salgadinho. O rapaz utilizava a sombra da árvore, o ponto estratégico do riacho e não tinha por ali nem uma lixeira bolsa plástica para os clientes. Fala-se do governo, mas o povo também é culpado pela poluição que domina o mundo.
Todos os rios importantes de Alagoas estão agonizantes: Mundaú, Paraíba do Meio, Ipanema, Traipu... Todos, todos com exceção dos que se acham protegidos como mananciais ou reservas. Desmatamento, veneno, esgotos, lixo doméstico, estão acabando com as nossas riquezas hídricas, inclusive com o pai de todos: o rio São Francisco, denunciado em novela.
A campanha de Maceió “não jogue lixo na rua”, parece dizer que jogue nos córregos. Representa apenas 5% por cento ou menos do que precisa ser feito... Sei não... Parece até que os crentes estão certo: Só Cristo salva.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/07/os-rios-de-alagoas-pedem-socorro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário