sábado, 18 de junho de 2016

OS MOCHILEIROS



OS MOCHILEIROS
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de junho de 2016
Crônica Nº 1.534
MOCHILEIROS. Foto (penutrilhainca).

Com mochila às costas, a rapaziada descobriu que vale à pena correr trecho por esse mundão de Deus. Caso olhemos para o Brasil, iremos encontrar paisagens e mais paisagens rurais que reúnem grande parte dos cenários do mundo. O mochileiro parte cedo com seus equipamentos e, na base de informações, curte lugares deslumbrantes entre montanhas, chapadas, desertos, pântanos e vales incríveis.
Alguns mochileiros participam somente de caminhadas, outros praticam alguns tipos de esportes chamados radicais. Além de respirar o ar puro dos campos, encher-se de conhecimentos, conhecer de perto o seu país, o mochileiro presta um serviço sem igual à sociedade, particularmente, aos pesquisadores. Se nós não tivéssemos colocado a mochila às costas, Santana do Ipanema não teria ganhado seu grande documento: “Ipanema, um Rio Macho”.
Em nossas caminhadas estudando e fotografando para o livro “Repensando a Geografia de Alagoas”, vimos o belo e fantástico em todas as regiões do estado. Contudo, estamos sempre a precisar de detalhes que escapam. É aí onde entra o mochileiro que fotografa, publica e informa inclusive a altura de montes com seus aparelhos GPS. Talvez o mochileiro mesmo nem saiba da grande contribuição com o Brasil ao divulgar recantos naturais. Além disso, alguns anotam todo o trajeto de suas andanças, o que permite ao pesquisador alinhavar a sua incessante procura e conferir seus dados.
A facilidade da comunicação instantânea, hoje em dia, permite o acompanhamento das trilhas junto aos aventureiros. O cordão útil e relevante vai aumentando e tomando gosto em todas as regiões. Afinal só se ama o que se conhece.
Da nossa parte, obrigado aos mochileiros pela simbiose. Até o pico do próximo azul de montanha.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/06/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário