quinta-feira, 19 de maio de 2016

UMA PONTE NA ESTRADA



UMA PONTE NA ESTRADA
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de maio de 2016
Crônica Nº 1.514

Em nossas andanças geográficas, estamos sempre nos deparando com o inusitado, o belo, o surpreendente e o incrível. O mundo natural e o mundo humano têm muito a nos oferecer visualmente, numa simples caminhada de periferia ou na extensão dos horizontes.
Já conhecíamos a cidade de Dois Riachos com sua feira de gado semanal (a maior do estado), suas terras de areias brancas, seu riacho que corta a cidade e deságua no rio Ipanema... E a sua ponte sobre o mesmo riacho. Com a cobertura asfáltica da BR-316, um desvio foi realizado para que a rodovia passasse margeando a cidade e não por dentro. Nova ponte foi feita e a antiga permaneceu de pé, desta vez fazendo atalho a BR-316. Está servindo muito à cidade. Estreita, comprida e antiga, além da serventia, passou a fazer parte de um museu a céu aberto e acervo da história municipal.
Ainda em nossas andanças, vamos encontrar outra ponte pela qual tanto passamos sobre ela. Como não dava para se adaptar ao modernismo, foi marginalizada em cerca de 50 metros do novo trecho da BR-316. Trata-se da ponte sobre o rio Traipu, diante da famosa Fazenda São Francisco e do acesso à cidade de Minador do Negrão. Estreita, Comprida, com seus pilares laterais e bem assentada, vive como uma pessoa idosa na solidão. Acerca-se de vegetação de caatinga e deixa mansamente passar o carro de boi, o jumento solto, o cavaleiro que foge da pista. É de se pensar um caso de amor ali debaixo na areia fria, no perfume dos vegetais e no cantar dos passarinhos. Cumpriu a sua parte nos tempos das rodagens e ainda continua cumprindo com o que pode.
Ainda bem que não foi demolida. É outra peça de museu a céu aberto, outro ponto da história longa do sertão, dos almocreves, dos caminhões e de tanta poeira levantada.
O que vale o homem sem as pontes. As pontes que ele mesmo faz?


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/05/uma-ponte-na-estrada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário