sexta-feira, 13 de maio de 2016

REVOLTA DA VACINA



REVOLTA DA VACINA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de maio de 2016
Crônica Nº 1.510

Charge da época sobre a vacina.
Um movimento ocorrido no Rio de Janeiro entre 10 e 16 de novembro de 1904, foi marcado como a Revolta da Vacina. O motivo da revolta popular foi a vacinação obrigatória imposta pelo governo federal contra a varíola.
Embora seus objetivos fossem para o bem geral, ela foi aplicada de forma violenta e autoritária. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam casas e aplicavam a vacina à força. A população naquela época não sabia o que era uma vacina e tinha medo dos seus efeitos. A população apavorada iniciou então uma revolta que deu dor de cabeça ao governo.
“A população estava confusa e descontente. A cidade parecia em ruínas, muitos perdiam suas casas e outros tantos tiveram seus lares invadidos pelos mata-mosquitos, que agiam acompanhados de policiais. Jornais da oposição criticavam a ação do governo e falavam de supostos perigos causados pela vacina. Além disso, o boato de que a vacina teria de ser aplicada nas ‘partes íntimas’ do corpo (a mulher teria que se despir diante dos vacinadores), agravou a ira da população, que se rebelou”.
“A aprovação da lei da Vacina foi o estopim da revolta: no dia 5 de novembro a cidade virou um campo de guerra. A população exaltada depredou lojas, virou e incendiou bondes, fez barricadas, arrancou trilhos, quebrou postes e atacou as forças da polícia com pedras, paus e pedaços de ferro. No dia 14, os alunos da Escola Militar da Praia Vermelha também sublevaram contra as medidas baixadas pelo Governo Federal.”
Atualmente a população fez fila para obter a vacina e a procura foi grande nas clínicas particulares. Mesmo assim, ainda apareceu uma porção de gente com as ideias de 1904. Não queriam se vacinar e apregoavam os males que poderiam acontecer com a vacina, desestimulando outras pessoas. Ê humanidade!... Só Deus.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/05/revolta-da-vacina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário