quinta-feira, 19 de maio de 2016

PALMEIRA E O AGRESTE



PALMEIRA E O AGRESTE
Clerisvaldo B. Chagas, 20 de maio de 2016
Crônica Nº 1.515

CRISTO DO GOITI. Foto (Skyscrapercity).
Na realidade, Palmeira dos Índios está situada no sopé da Escarpa Ocidental, início ou fim do Planalto do Cristalino. Abre-se em anfiteatro desde as faldas de inúmeras serras, passando por colinas até o plano dos tabuleiros.
Naturalmente, forçado na expansão da planura pelos proprietários que não abrem mão das suas terras (acontece em várias cidades), parte do casario, como opção, expandiu-se pela serra do Goiti. Sua formação é vista de longe, para quem vem no sentido Maceió – Sertão.
Gastar energia das pernas subindo a serra do Goiti, somente para pesquisadores e pagadores de promessa. Passar horas em contemplação, anotando o que se vê e o que se sente, pode até ser compensador. Não se pode deixar passar o elogio à beleza dos arredores que a altitude impõe. Sem a euforia das visitas o lugar é solitário e parece perigoso. O chamado Cristo do Goiti é uma estátua que está ali no topo abençoando os arredores, rodeado de algumas espécies vegetais da Mata Atlântica. Entretanto, como em todos os lugares do Nordeste, o desmatamento não tem onde se esconder.
Lá em baixo está a “Princesa” com seu comércio, suas faculdades, suas tradições e seu clima ameno que caracteriza o Agreste. Seus museus contam a história do município e a luta palmeirense pela via férrea que chegou na década de trinta e se foi como a Fumaça da Maria.
Andar nas suas ruas e colinas, descobrir as tradições. Era ali onde Graciliano escrevia para um jornal. Foi acolá onde expuseram as cabeças dos cangaceiros mortos em Angicos. E... Mais adiante é onde se vende pinha doce.
Palmeira dos Índios oferece muito mais... É bastante mergulhar
nas suas avenidas e na sua história que a própria história conta.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/05/palmeira-e-o-agreste_19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário