quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

OUSADIA NO VELHO CHICO

OUSADIA NO VELHO CHICO
Clerisvaldo B. Chagas, 13/14 de janeiro de 2014
Crônica N 1.495
Foto: (naturezabrasileira,com).
Encontramos uma joia de documento detalhista sobre a construção da hidrelétrica de Paulo Afonso, na revista O Empreiteiro, Ano L – maio 2012 – N 508 – páginas 54-58. Com o título “Ousadia no Velho Chico”, o documento (sem autor) descreve tudo que se quer saber sobre os primeiros grandes passos da engenharia nacional, até então, dominada por estrangeiros.
“Havia certa resistência em acreditar que a engenharia nacional seria capaz de levar a diante obra de tal envergadura. Mas isso começou a mudar como o projeto da hidrelétrica de Paulo Afonso, concebida pelo engenheiro Otávio Marcondes Ferraz. Paulo Afonso é considerada a primeira usina construída pela engenharia nacional, que enfrentou, logo de cara, um desafio: instalar uma usina com casa de força subterrânea, algo então inédito no País”.
Continua o texto detalhando tudo, tudo, como se fosse um diário das obras da hidrelétrica. Um papel digno de qualquer museu de grande envergadura sobre essas páginas, orgulho nacional que arrepia e emociona a nossa brasilidade. O melhor de tudo é que foi no Nordeste diante da caatinga bruta que protegia o “Velho Chico”.
A música de Luiz Gonzaga que exalta Paulo Afonso canta em uma das estrofes, mais ou menos assim:

“Delmiro deu a ideia
Apolônio aproveitou
Dutra fez o decreto
E Vargas realizou
O presidente Café
Agora inaugurou
Meu Paulo Afonso é sonho
Que se concretizou...”

Delmiro Gouveia, dono da fábrica de linhas da fazenda Pedra, atual cidade que leva o seu nome, em Alagoas; Apolônio, Apolônio Sales, ministro da Agricultura; Dutra, Vargas e Café Filho, três presidentes do Brasil.
Faltou Gonzaga incluir o grande engenheiro Otávio Ferraz.
Quem se dispuser a pesquisar esse texto, principalmente professores de História, motivará em muito os seus alunos.
É esse o verdadeiro Brasil.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2016/01/ousadia-no-velho-chico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário