quinta-feira, 10 de setembro de 2015

OS VAQUEIROS DE SÃO CRISTÓVÃO



OS VAQUEIROS DE SÃO CRISTÓVÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de setembro de 2015
Crônica Nº 1.488

(Rotadosertao.com).
Mais uma vez a Paróquia de São Cristóvão, no Bairro Camoxinga, divulga a programação da sua festa religiosa. O convite recebido pela nossa Escola Estadual Profa. Helena Braga das Chagas está perfeito. Muito bonito por dentro e por fora com ilustração de bom gosto, excelente papel e educação do envelope branco. Além disso, com uma programação bem elaborada e distribuída só faz exaltar o amor da equipe, caprichada nos detalhes que causou impacto altamente positivo.
Inúmeros noiteiros irão participar das honras ao padroeiro dos motoristas, principal evento do seco mês de outubro em Santana do Ipanema.
 Pode parecer estranha a abertura que se tornou tradicional, com vaqueiros e/ou aboiadores, com vestimenta típica em seus cavalos derrubadores de gado. E se São Cristóvão é o santo dos motoristas, pode muito bem ser o santo dos vaqueiros, aboiadores e de todos os paroquianos sem exceção.
Além do miolo propriamente dito, isto é, as noites normais da novena, a festa reúne multidão imensa na vanguarda e retaguarda do evento. O desfile dos vaqueiros abre a festa, a procissão de veículos motorizados, fecha. Essa carreata deverá sair da cidade de Olivença, o que por si só já é um espetáculo impressionante de fé.
Após os movimentos religiosos noturnos, barracas bem iluminadas vendem lanches, em momento completamente descontraído e de encontro também feliz dos seus paroquianos.
Geralmente parques de diversão ocupam a praça defronte à Matriz, onde crianças e adultos se divertem a valer. Barracas tomam conta da Rua Pedro Brandão, principal do Bairro, formando assim o lado profano dos festejos.
O bispo diocesano sempre se acha presente na última noite da novena.
Com certeza a Escola Helena Braga se fará presente em uma daquelas futuras noites.
Tomara que chegue logo o dia de abertura com os vaqueiros de São Cristóvão espantando a crise.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/09/os-vaqueiros-de-sao-cristovao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário