terça-feira, 11 de agosto de 2015

RABO DE CAVALO




Por motivo de viagem adiantamos três crônicas: Nosso Dendê, comendo rapadura, rabo de cavalo. Ficam também armazenadas ao lado: Veja ali: O nosso dendê


RABO DE CAVALO
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.472

Foto: (Divulgação)
Relembrando a sede implacável pelo poder, dos parlamentares, foi intensa a movimentação em época passadas, visando à criação de novos municípios. Meros povoados sem condições nenhuma, além do umbigo, alvoroçaram-se com a possibilidade real de emancipação. Época de governo e leis fracas, parlamentares tornaram-se reis da noite para o dia. Visando os votos daqueles habitantes e a cadeira de prefeito para si ou para seus paus-mandados, projetos e mais projetos municipalizaram territórios.
Com esse modismo desencadeado intensamente, surgiram de fatos alguns municípios novos que adquiriram certo progresso. Muitos, entretanto, malgrado verbas estaduais e federais injetadas nas veias novas, ainda hoje não tem o que mostrar à sociedade, salvo o abandono, a pobreza e o encolhimento. Junto a eles, inúmeras sedes de antigos municípios, acompanham o que se chama oficialmente de decadência. Citar nomes desses municípios é perda de tempo e modo de humilhação.
Estagnados como poças d’água em rios temporários, ficam os cidadãos vivendo como o início do século XX, onde o tempo só passa na televisão. Em vários desses municípios, Brasil e Nordeste afora, a única coisa que cresce é a casa do prefeito, sede do feudo moderno onde, projeto e curso feito pelos funcionários, são empregados em suas fazendas. Recentemente, um munícipe revoltado e esclarecido nos falava disso, coisa que acontece no município onde nasceu. Para se construir uma estrada até um povoado próximo, o gestor alega que jamais, pois o povoado poderia se transformar em local de prostituição.
É assim com essa mentalidade medieval e podre, que centenas de municípios são dirigidos, onde os olhos do governo não conseguem chegar.
Ainda no final desta semana estarei, com certeza pesquisando em um desses feudos, em Alagoas. É preciso ter muita fé para se dizer que Deus não abandona o seu povo. Povo esse que só possui o único modo de crescer com a direção desses infelizes: para baixo, igual a rabo de cavalo.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/rabo-de-cavalo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário