quarta-feira, 22 de abril de 2015

A MÍDIA ENFORCA TIRADENTES



A MÍDIA ENFORCA TIRADENTES
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de abril de 2015
Crônica Nº 1.414
 
TIRADENTES
A crítica ao Ensino brasileiro vem de dentro e de fora do país. Entretanto, se o Ensino não vai bem não é somente o professor o culpado pelos que tiram nota zero em tudo. Enquanto um mestre  da língua portuguesa, por exemplo, se mata para mostrar os caminhos, numa programação longa, complexa e exaustiva, a grande mídia acaba com tudo em poucos minutos. É um falar errado nas novelas que dói até no coração para o profissional da sala de aula. Os próprios apresentadores habituam-se ao errado, não usando os verbos corretamente, matando o Português a pau.
Já não se divulgam os motivos dos feriados, mas sim as oportunidades de descanso, passeios e esportes. Para não sairmos catando dias santos e feriados, vamos exemplificar apenas o dia de Tiradentes. O herói nacional exaltado nas escolas é ignorado pela mídia como se de fato fosse apenas uma lenda horrorosa que deve ser banida de notícias e comentários. A rede Globo, uma das que comandam o noticiário nem cita o nome Tiradentes, mas tendenciosa como sempre, vai exaltar o avô de um sujeito que tenta desesperadamente desestabilizar o governo. Uma ação indireta de aproveitamento nas entrelinhas.
A mídia pequena segue a grande como se o não participar de cartilha apresentada estivesse fora de moda. Assim o dia do herói brasileiro, o dia do dono da festa, é ignorado como se ignora Jesus no Natal e, o “tampa” passa a ser o Papai Noel. Feriado é dia de praia no Brasil, dia de riscar da História o mérito da efeméride. Coitado do professor; fala tanto em Tiradentes para o seu filho, inclusive com aquele trabalho caseiro valendo nota. Mas no dia do mártir nacional o seu filho não ver uma notinha sobre o assunto nos seus programas de televisão. É de se perguntar qual o interesse de acabar com os nossos vultos históricos?
É a mídia “dando garra” da corda de caroá e enforcando de novo o Tiradentes.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/04/a-midia-enforca-tiradentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário