terça-feira, 3 de março de 2015

ORGULHO BRASILEIRO: A MAIOR TORRE



ORGULHO BRASILEIRO: A MAIOR TORRE
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de março de 2015
Crônica Nº 1.379

TORRE ATTO. (foto: G1)
O Brasil acaba de instalar na Floresta Amazônica, a maior torre do mundo, superando mesmo a Torre Eifell de Paris e a da Sibéria, considerada a maior. Da primeira, um metro a mais, da segunda, 25 metros acima. Chamada “Torre Atto”, empreendimento de cooperação Brasil/Alemanha, tem a torre o objetivo de estudos climáticos na grande região.
O Bom Dia Brasil mostrou com exclusividade a arrojada realidade que vai monitorar as mudanças climáticas, dentro da floresta.
Mais uma vitória da nossa engenharia, como a ponte Rio/Niterói; a torre foi construída em Curitiba e levada em módulos para a Região Norte, até o local de instalação, a cerca de 300 quilômetros de Manaus.
Outras obras como a estrada São Paulo/Santos e o parque eólico, recentemente inaugurado, Brasil/Uruguai, são coisas positivas que honram qualquer população do mundo.
Sobre a “Torre Atto”, vários obstáculos foram vencidos até a sua instalação na Amazônia brasileira. “Do Sul, uma viagem de dez dias, entre estradas e rios, até que as peças chegassem ao Amazonas em uma balsa. O local escolhido para a montagem foi a Reserva de Uatumã. (...) Para chegar até lá foi preciso enfrentar muita lama e abrir estradas”, disse o engenheiro Sérgio Nascimento”.
325 metros de altura vão contemplar o imenso tapete verde que se perde no horizonte em todas as direções.
Amplamente beneficiados serão os campos da Engenharia, Química, Física, Ecologia, Climatologia e muitas outras áreas, direta ou indiretamente com experimentos da “Torre Atto”.
“Se a gente tivesse escolhido um lugar pertinho de Manaus, a gente sempre tem a influência da cidade, com toda a poluição, com todas as partículas emitidas das usinas, e aqui a gente tem um ambiente bem natural. A ideia é de entender como funcionam os sistemas dessa floresta maravilhosa na interação com a atmosfera”, explica Stefan Wolff, pesquisador do INPA”.
Interessante é a estrutura interna dos módulos, com largura de 3 metros onde ficará o equipamento de pesquisa.
A Torre Atto será um instrumento importantíssimo na compreensão da influência da grande floresta equatorial no Brasil e no mundo. Mais um orgulho nacional.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/03/orgulho-brasileiro-maior-torre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário