quarta-feira, 18 de março de 2015

DIA DE SÃO JOSÉ



DIA DE SÃO JOSÉ
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de março de 2015
Crônica Nº 1.390

Imagem: (www.dj.org.br).
Hoje é dia de São José. Um dia que de maneira alguma passa despercebido pelo agricultor, principalmente nordestino.
Lá na Bíblia, no Novo Testamento, estar escrito que José Foi esposo de Maria e pai de Jesus. As Igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, consideram o Santo padroeiro universal. São José ainda é padroeiro dos trabalhadores e das famílias, pela sua fidelidade a sua esposa e a dedicação ao filho, Jesus.
Contam que quando Jesus iniciou suas pregações, aos 30 anos de idade, o seu pai José já havia falecido.
Livros apócrifos falam sobre a sua morte e o que Jesus teria feito com o seu cadáver e recomendações para que sua alma fosse entregue no céu.
A finalidade, porém, desse trabalho é para lembrar, junto com os agricultores, a importância desse grande homem, humilde no caráter e no trabalho.
O seu dia é aguardado com grande expectativa, como um marco entre o fim do verão e as tão almejadas chuvas de outono. O agricultor tem fé em que chovendo no dia do santo, pode-se plantar que as próximas chuvas estarão garantidas. Caso se plante milho no dia de São José, o homem do campo estará colhendo e comendo milho maduro na noite de São João, diante da fogueira.
Pela religiosidade ou pela ciência, de fato existe “uma química” nesse dia, quando várias pessoas não trabalham. Acho interessante, compreensível e bonito a devoção de indivíduos chamados José que nessa data acende uma pequena fogueira à porta de casa, agradecem ao pai de Jesus e renovam seus pedidos, redobrando as esperanças.
A nação nordestina acolheu muito bem esse nome do esposo de Maria, sendo esse santo, talvez o mais festejado de todos.
Por aqui pelas Alagoas, a própria ciência já disse que o inverno será regular. Hoje São José estará de plantão, com certeza!




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/03/dia-de-sao-jose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário