quinta-feira, 5 de março de 2015

CABOCLO VELHO NO CONGRESSO



            CABOCLO VELHO NO CONGRESSO
Clerisvaldo B. Chagas, 6 de março de 2015
Crônica Nº 1.381

Guilhotina. Foto (Wikipédia).
O senhor Marinho Rodrigues, possuía armazém de secos e molhados, em Santana do Ipanema. Negociava no chamado prédio do meio da rua. Homem muito correto viera morar na cidade, depois de uma investida cangaceira em sua residência na zona rural. Foi o pai do primeiro médico formado por Santana, Clodolfo Rodrigues de Melo, a quem o grande hospital homenageia em seu título.
Seu Marinho despachava no balcão; passava troco, sempre reparando se havia alguma nota colada à outra, pelo tato e através da luz diurna, erguendo a nota, perscrutando-a.
José Malta, outro decente cidadão e contador de casos, boêmio nas horas vagas, comprou uma carteira de cigarros no armazém. Seu Marinho, que tinha o agradável hábito de tratar os homens como “caboclo velho”, falou: “Está aqui o seu troco, caboclo velho”. José Malta pegou algumas notas e, sem contar, coloco-as no bolso e saiu abrindo a carteira de cigarros. Lá adiante, porém, lembrou-se de contá-las: “Eita! Seu Marinho me deu dinheiro a mais, vou devolver o que passou”.
Ao retornar ao armazém, foi dizendo ao comerciante que o troco estava errado. Seu Marinho adiantou-se, não deixando o cliente continuar a conversa, afirmando com ênfase: “Aqui não se erra troco, caboclo velho”. Zé Malta rebateu: “Está certo, seu Marinho, muito obrigado”, e embolsou o que passava. Fato contado pelo próprio José Malta, aos seus amigos.

Lembrei-me da passagem acima, ao constatar que no Congresso, apesar da alta temperatura explosiva que se desenha, todos parecem ter conhecido Seu Marinho. No momento em que está para ser revelada a relação dos “santos”, alguns já perderam as estribeiras, exibindo o nervosismo da tacada no cocuruto que vem por aí rachando em baixo, a sola do sapato.
Lembra, compadre, aquele comediante que batia no bumbo e dizia: “É bonito isso!”?
Antes mesmo da explosão, tem muitos nobres se dizendo inocente.
Não afirmam a população que fizeram como Zé Malta, mas também asseguram que ali não se passa troco errado.
Enquanto isso, vem chegando a guilhotina, CABOCLO VELHO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/03/caboclo-velho-no-congresso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário