terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VENEZUELA, O GOLPE DO MOTORISTA



VENEZUELA, O GOLPE DO MOTORISTA
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de fevereiro de 2015
Crônica Nº 1.374

Maduro: o ditadorzinho que o Brasil não quer ver.
O silêncio do Brasil sobre o que se passa na vizinha Venezuela parece uma grande covardia contra o povo daquele país. O silêncio, uma tática equivocada de ignorar para agradar a linha ditatorial de Chávez, faz com o Brasil perca o respeito internacional ficando em cima do muro, como costuma se dizer. É completamente diferente do caso Indonésia quando esse país matou um brasileiro e ameaça matar o outro e, no momento fala em não comprar nossos aviões. Pela insensibilidade daquele governo, o Brasil deveria suspender qualquer tipo de relação com ele até que o atual dirigente fosse substituído. “Quem se abaixa demais o c. aparece”, dizem os filósofos populares.
Nada temos contra os motoristas, mas o senhor Maduro deveria estar dirigindo seu ônibuzinho, ao invés de estar ocupando o cargo de dirigente de um país. A força das armas, entretanto e um poder judiciário apêndice do executivo, medroso, frouxo, venal, fazem com que se chegue a uma situação tal que a Venezuela caminha a passos largos tanto para o caos quanto para uma guerra civil e uma terra de ninguém.
Nicolás Maduro é outro medroso da democracia e parece apavorado e doido nas suas decisões truculentas como cão danado solto nas ruas.
O Itamaraty parece ter perdido os dentes e a caneta. Refugiado na caverna fica aguardando a passagem da chuva, como se tivesse praticando um ato heroico em passar o zíper na boca banquela.
Ele sabe que a situação econômica da Venezuela é de ruína, com uma inflação sem freio e a maior do hemisfério Sul, com desabastecimento total e com recessão. A crise naquele país está corroendo até mesmo as conquistas sociais do chavismo, nos primeiros anos.
Cansei de falar que as fantasias do ditador Chávez não dariam certo. Não foi diferente quando veio um pior do que ele.
Na verdade, lugar de maduro é no chão. É só questão de tempo.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/02/venezuela-o-golpe-do-motorista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário