segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O RIO AMAZONAS E NÓS



O RIO AMAZONAS E NÓS
Clerisvaldo B. Chagas,10 de fevereiro de 2015
Crônica Nº 1.363

Foto: (José de Oliveira/TV Amazonas).
Eu estava certo. Eu estava certo há vinte anos quando afirmei a meus alunos e colegas da Geografia, sobre o rio Amazonas. Disse que não entendia porque nunca tinha ouvido falar sobre o assunto. É que, estendendo o mapa físico do Brasil, para todos, mostrei ─ utilizando também uma régua ─ a possibilidade de se transpor água do rio Amazonas para os sertões nordestinos, acabando definitivamente com o problema de escassez hídrica.
Hoje, com muita satisfação, leio longo artigo do G1(Adneilson Severiano) a respeito do assunto. Vejamos abaixo:
A Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que é possível levar água do Rio Amazonas - um dos maiores do mundo - para São Paulo e outros estados que sofrem com falta d'água no Brasil. Especialista diz que 1% da vazão do rio daria para abastecer Nordeste e Sudeste do país”.
Vejamos mais:
(...) porque a Bacia Amazônica concentra mais de 90% da água doce do Brasil, sendo que aqui a população não representa 10% da população total brasileira. Enquanto as regiões Sudeste e Nordeste concentram quase 80% da população e tem uma disponibilidade hídrica de menos de 15%, ou seja, há um desequilíbrio entre a oferta de água e a demanda. Temos que olhar esse aspecto com muita seriedade, porque energia tem solução, mas não tem solução para fabricar água. É preciso deslocar água para onde falta", justificou o representante do órgão que monitora dados geológicos e hidrológicos do país, Marcos Antônio Oliveira”
E mais:
“Diferentemente da proposta do governador do Amazonas, que sugeriu a transferência da água na Foz, Oliveira sugere que a captação das águas poderia ser feita no trecho do Rio Amazonas que banha o Pará. Para o Nordeste, seriam necessários percorrer cerca de 2 mil km e para o Sudeste 4 mil km”.
Finalizando:
“O Rio Amazonas joga no Oceano Atlântico em torno de 200 mil metros cúbicos por segundo. Um metro cúbico corresponde a mil litros de água, então em média, são 200 milhões de litros de água doce que o rio despeja no Oceano Atlântico. Na época de cheia esse volume pode ultrapassar 600 mil metros cúbicos por segundo, conforme dados do CPRM. Marco Antônio Oliveira explicou que 1% do volume da vazão poderia abastecer São Paulo e o Nordeste.
Para São Paulo, o que falta no Sistema Cantareira são 30 metros cúbicos por segundo, ou seja, o Amazonas dispõe de uma vazão mil vezes o que necessita em São Paulo e no Nordeste. Se fizesse um desvio de água de 1% desses 200 mil m³, para o Rio Amazonas não seria nada, um desvio insignificante, mas que representa quase toda a vazão do Rio São Francisco", afirmou o superintendente”.
Vinte anos depois, ao ver minha tese confirmada, estou feliz como criança e vejo que entre outras coisas, a trajetória pelo Magistério não tem sido em vão.










Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/02/o-rio-amazonas-e-nos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário