quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A PERSISTÊNCIA DOS CORONÉIS



A PERSISTÊNCIA DOS CORONÉIS
Clerisvaldo B. Chagas, 20 de fevereiro de 2015
Crônica Nº 1.371

Quem assistiu a reportagem do SBT, Conexão Repórter, com Roberto Cabrini, “Os Filhos dos Coronéis”, em Abaré, na Bahia, quarta-feira última, ficou completamente estarrecido. Foi aquele mesmo choque das denúncias do coronelismo em Traipu, estado das Alagoas.

Veja abaixo:

Por Carol Pires (Vereadora de Abaré-BA)
“Caros,
A denúncia que realizei junto a vocês referente à escola numa casa de taipa tomou proporção muito grande e o renomado repórter investigativo Roberto Cabrini veio a Abaré. Foram meses de investigação junto com sua equipe sobre as irregularidades encontradas em nosso município. venho agradecer a todos que contribuíram nessa missão e avisar que a Conexão Repórter irá ao ar nesta quinta, dia 05 de setembro, pelo Sbt após “A praça é Nossa”, como segue no link. (...)
Aproveito para mandar fotos em anexo sobre a reportagem e texto assinado por Glauber Dantas a respeito desta matéria”.
 “O município de Abaré, na Bahia, é uma das provas do descomprometimento e da insensibilidade de gestores públicos do Brasil. A população sofre uma dura realidade, marcada pelo drama da seca, precariedade do sistema de ensino e diversas outras mazelas que se agravam com um comportamento retrógrado dos seus líderes, mostrando um grande paradoxo: em pleno século XXI, no auge da consolidação da democracia e dos direitos humanos, vive-se como no período do coronelismo, quando o povo não tinha voz nem vez, e era submetido aos desmandos dos caciques políticos, que buscavam atender aos interesses particulares da elite em detrimento das reais necessidades das camadas sociais menos favorecidas. No dia 05 de setembro, à luz da antítese desenvolvimento x estagnação, vislumbrada no município baiano, o programa Conexão Repórter, exibido pelo SBT, apresentado pelo renomado jornalista Roberto Cabrini, vai denunciar a opressão dos líderes políticos de Abaré e, por conseguinte, os resquícios da desídia administrativa que perpetua o poder e condena a população, nutrida por pseudo-promessas oriundas de jogos políticos, que assiste atônita à exasperação do caos, presente desde os casebres de lona que servem como salas de aula, perpassando os barracos sub-humanos onde moram, se é que isso pode ser chamado de residência, e culminando na escassez de água e luz. É mergulhando neste Brasil que não chega aos olhos de boa parte da população que a vereadora Carol Pires engaja e fortalece o real motivo da sua jornada política: a melhoria de vida da população com o orgulho de representar o povo de Abaré, Carol conclui que a denúncia do programa é apenas o primeiro passo para a consolidação do progresso do município".
Abraços”.
Quem ontem viu a reprodução da reportagem não acredita que isso acontece no Brasil. Dizer mais o quê?


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/02/a-persistencia-dos-coroneis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário