quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O MATUTO DAS BANANAS




O MATUTO DAS BANANAS
Clerisvaldo B. Chagas, 8 de janeiro de 2014
Crônica Nº 1.341

Foto:( jumento e muar.blogspot.com)
Quando vamos tomando conhecimento do que acontece em nosso país, em todas as áreas, principalmente na Saúde e Educação, ficamos estarrecidos. É aquela senhora que tem que dá à luz nos corredores da maternidade, na calçada, no meio da rua, pela falta de assistência; é a criança que retorna da escola de barriga vazia; é o meio de transporte urbano empaiolado, sem o mínimo conforto a ninguém; é a diferença gritante entre o salário de um professor e de um vereador, um deputado, um senador e à Justiça. É o acúmulo temporal da corrupção arrancando na marra o dinheiro do contribuinte e todas as mazelas que nem cabem mais nas páginas da Imprensa. São essas coisas sufocantes e viciadas do dia a dia que fazem lembrar à safadeza da anedota.
No interior, policias fizeram um piquete na estrada contra armas de todos os tipos. (O matuto, geralmente, gosta de andar com sua faquinha de lado). Mas, os militares estavam com raiva e não deixavam passar ninguém sem a revista. No meio deles estava um soldado sádico que apreciava torturar os cidadãos mais humildes. Não ficava transeunte que não fosse revistado e arma que não fosse apreendida. De repente um caboclo tangendo um burro com uma carga de bananas também é parado. Os policiais não encontram com ele arma nenhuma. Então, o soldado maníaco, para se vingar por não ter encontrado sequer uma peixeira boa para tomar e vender adiante, procurou vingar-se do matuto. Mandou que ele tirasse as calças e passou a introduzir as bananas da carga no caboclo.
Com a atitude do soldado, o matuto ria que fazia gosto, as novas ações introdutivas do homem de farda. Ao soldado, a frustração do castigo em efeito contrário. Então a autoridade indagou ao matututo se ele era gay ou coisa semelhante que tanto ria com essa inusitada forma de tortura. Ao que o caboclo respondeu ainda quase sem conseguir parar o riso: “Não é nada disso, capitão, é que meu compadre vem aí atrás com uma carga de abacaxi”.
Ô vida marvada!
Contaram isso para o padre da freguesia. Ele não ensaiou o menor riso, mas disse, apontando o dedo para cima: “É meu filho, você tem razão, o matuto das bananas representa o POVO”.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/01/o-matuto-das-bananas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário