terça-feira, 2 de dezembro de 2014

HISTORIANDO A PECUÁRIA NORDESTINA



HISTORIANDO A PECUÁRIA NORDESTINA
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de dezembro de 2014
Crônica Nº 1.316

Homenagem ao vaqueiro. (Wikipédia).
O boi sempre esteve presente em todo o território nacional, deixando um legado econômico e folclórico em cada região.
A ocupação nordestina, tendo com base à pecuária, foi formada, principalmente, por dois troncos, dizem os pesquisadores, constituídos pela Bahia e Pernambuco.
Em meados do século XVII, as fazendas de gado foram chegando ao rio São Francisco. Nesse caso, o Rio da Unidade Nacional, também formou e dirigiu duas rotas importantes que iriam ajudar a disseminação animal em outras plagas. Uma dessas rotas foi o seguimento rio acima do São Francisco, a partir do princípio do século XVIII. Foi uma época em que as minas foram atraindo mais gente, ocasião em que aumentou a procura pela carne.
A outra rota, ao invés de seguir rio acima, atravessou o São Francisco em direção ao norte, dando início a ocupação do Piauí. Do Piauí a expansão prosseguiu em busca do Maranhão e Ceará. Deu-se, então, o encontro  com o tronco saído de Pernambuco percorrendo a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
Precisando de pouca mão de obra, a ocupação do interior nordestino pelo gado, apresentava baixa densidade demográfica.
Essa faixa ocupada pelo gado, tinha, além disso, a chamada agricultura de roça ou de subsistência. A produção era mais para manter o pessoal das fazendas. Como tudo ainda estava no início, o comércio não representava uma força. É de se saber, entretanto, que centenas de arraiais e povoados evoluíram, e, com o tempo tornaram-se núcleos importantes tanto de comércio quanto de fabriquetas que serviam à região.
Na área do semiárido, quase todas as cidades nasceram do berro do boi. O rio São Francisco, mesmo, chegou a ser chamado de rio “dos Currais”.
·        O autor também é especialista em Geo-História.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/12/historiando-pecuaria-nordestina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário