quarta-feira, 19 de novembro de 2014

OURO BRANCO



OURO BANCO
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de novembro de 2014.
Crônica Nº 1.307

Foto:( alagoastempo.com.br)
  Hoje, nossa homenagem ao município de Ouro Branco
"O povoado onde hoje está o município de Ouro Branco, começou a surgir por volta de 1830, mas só em 1881, quando Domingos Gomes mandou construir uma capela de pedra, é que moradores das regiões vizinhas começaram a se mudar para lá.
Domingos Gomes chegou ao município vindo de Minas Gerais e logo comprou terra da família Paranhos. Líder na época , escolheu  o padroeiro Santo Antônio e deu o nome de Olho D’Agua do Cajueiro (nome de uma cacimba que ficava embaixo de um grande cajueiro conhecido na região) à vila que se formava. Depois de alguns anos, Gomes regressou a Minas, e seu filho, Francisco Gomes, deu nova dimensão e novo nome ao povoado, que passou a se chamar Olho D’Água do Chicão. Em 1901, foi elevado à categoria de vila e chegou a sofrer ataques do bando de Lampião e de Antônio Porcino. Anos mais tarde chegou à vila Antônio Jiló de Campos que, impressionado com a brancura das imensas plantações de algodão, escolheu o nome Ouro Branco para a futura cidade. A partir dessa época a cidade não parou de crescer, incentivando Luiz Gonzaga de Carvalho, José Limeira Lima Francisco Sotero Ângelo e José Soares da Silva a iniciarem  o movimento pela emancipação.
O município, porém, só foi desmembrado de Santana do Ipanema em 1962 através da Lei 2.445. Ouro Branco chamou a atenção da comunidade científica, que tem realizado estudos geológicos em dois de seus pontos atrativos: A Pedra da Capelinha e o Lajedo Grande.
Entre as festividades destacam-se a festa do padroeiro 01 a 13 de junho), a festa do dia da Independência 97 de setembro) e a Emancipação Política (21 de junho)".
(Extraído do "Vale do São Francisco"-Almanaque, pag. 88).

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/11/ouro-branco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário