segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O CASO DAS PRAÇAS



O CASO DAS PRAÇAS
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de novembro de 2014.
Crônica Nº 1.296
O título também poderia ser Ocaso das Praças, porque o assunto é triste quando se fala nos logradouros públicos de Santana do Ipanema. A principal praça de Santana, sempre foi a Praça da Matriz de Senhora Sant’Ana. Belíssima no anos 50 e 60 até chegar ao último grau no governo Isnaldo Bulhões, quando virou um monstrengo. Várias gestões se passaram e o monte de cimento continuou sem providência de nada.
Um dia inventaram de mexer mais uma vez na Praça da Bandeira, deram uma ajeitada e o povo passou a chama-la Praça dos Ricos. Na gestão atual, modificaram a única praça original da cidade, a Praça Emílio de Maia e a ela deram outro nome. Em Santana, é costume se mexer em praça e loteá-la com os seus apadrinhados, para barracas semelhantes às barracas de São João.
Sai nos órgãos informativos da cidade que agora o prefeito aguarda certa verba para derrubar o monstrengo em que foi transformada a Praça Coronel Manoel Rodrigues da Rocha. Falam que irão consultar o comércio, coisa que não foi feita da última vez e que terminou desagradando até os maloqueiros.
Será que se for realizada a reforma ou mesmo uma praça nova irão derrubar o nome do Coronel Manoel Rodrigues da Rocha para agradar correligionários com outro título. Ah! Como é triste o desconhecimento da história da própria cidade pelos investidos de governo, a ignorância e a indiferença do povo que deixa que tudo aconteça sem berrar.
Foi o coronel Manoel Rodrigues da Rocha, o construtor de três casarões importantes da vila, a maior autoridade civil da época, empresário respeitado no ramo de tecidos, algodão e peles. Amigo do coronel Delmiro Gouveia com quem planejava trazer energia de Paulo Afonso para Santana do Ipanema, antes de 1920, data do seu falecimento.
A contribuição do coronel, a este município é completamente impagável.
Santanenses em alerta de berrantes ao alcance da mão.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/11/o-caso-das-pracas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário