quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CHICO



CHICO
Clerisvaldo B. Chagas, 8 de outubro de 2014
Crônica Nº 1.276

“Assim que a notícia da morte se espalhou, amigos e admiradores de todas as raças e credos correram até ele. Quando a polícia chegou ao local para fazer o isolamento, 500 pessoas já aguardavam a liberação do corpo. Chico Xavier foi velado, conforme seu desejo, na pequena sala azul da Casa da Prece, onde atendeu durante 25 anos. Por lá, desde domingo às 22 horas até terça-feira na hora do enterro no cemitério João Batista, passaram 40 pessoas a cada minuto. Em certos momentos a fila chegou a quatro quilômetros e os que estavam nela não se importavam de esperar horas para se despedir.
A cidade de Uberaba ficou lotada e os hotéis rapidamente esgotaram suas reservas. Em várias capitais brasileiras as empresas de ônibus colocaram carros extras para dar vazão ao volume de pessoas que queriam embarcar para Uberaba.
Minas Gerais ficou de luto por três dias, Uberaba decretou feriado e o governador Itamar Franco falou do carinho da alma iluminada que se dedicava aos pobres.
Chico Xavier, 92 anos, um dos homens mais essenciais do nosso tempo, soube preparar a sua partida. Ele foi com honras militares, uma chuva de pétalas e as vozes de um coral. Muito justo para quem soube tocar de ouvido a música do coração”.

XXX

“Foi bastante difícil o último ano de vida de Chico Xavier. Com apenas 30% de audição, cego de um olho e enfraquecido, o maior médium de todos os tempos recebia cuidados de dois enfermeiros que se revezavam dia e noite. O médico particular, Eurípedes Tahan, o visitava três vezes por semana. A alimentação prescrita era leve e saudável. Pela manhã, chá com torradas. No jantar, apenas sopa. A de legumes com carne cozida era a preferida do mineiro Chico Xavier.
Aos 91 anos assustou os amigos com a pneumonia nos dois pulmões. Ele mal conseguia falar, apenas sussurrava algumas sílabas. Mas resistiu.  O espírito forte enfrentou angina, labirintite, problemas cardíacos e crises de pneumonia. Ele chegou a tomar 18 comprimidos por dia para todos os seus problemas de saúde e ainda um complexo vitamínico”.
·        Extraído da revista Planeta, edição extra, histórica. Paginas 9-11.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário