quinta-feira, 23 de outubro de 2014

BURROS DAS PESTANAS BRANCAS



BURROS DAS PESTANAS BRANCAS
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de outubro de 2014
Crônica Nº 1.288

Nos bons tempos, Seu Manezinho Chagas comprava aquilo que achava interessante. Foi assim que adquiriu um animal estranho apontado por uns como jumento e, por outros, como burro. Para quem não sabe burro é burro, jumento é jumento. Explicando, jumento é filho do jumento com jumenta; burro é filho de jumento com égua ou de cavalo com jumenta. Burro é estéril e resistente às longas caminhadas.
Ainda no período em que o Sertão alagoano era abastecido de água através do jegue em quatro ancoretas, com água de cacimba dos rios secos, estava ali o quadrúpede negociado.
Animal branco, roliço, cauda longa, pestana branca, não havia ninguém que não parasse para vê-lo. “Hem hem ─ falava o passante ─ Como é bonitinho! É um jumento ou um burro? Não havia quem dirimisse a dúvida.
O danado representava um feixe de nervos. Até o vento fazia-o saltar de lado. Para carregar cangalha e ancoretas era capaz de quebrar os recipientes com os sustos vindos do nada. Um passarinho, uma folha seca, uma besteira, era o suficiente para o pulo de gato. Colocado na sela, repentinamente derrubava o cavaleiro ao simples balançar de um galho na estrada.
xxx
O mundo sertanejo é repleto de ditos, ditados, provérbios, máximas ou que se dê o nome que quiser. Um deles diz que “é melhor um cachorro amigo que um amigo cachorro”. Outro fala que “quem faz de cachorro gente, fica com o rabo na mão”. Um terceiro, semelhante, reza: “Quem dá rabo a nambu ficar suru”.
Não foi uma vez só que fiquei com o rabo na mão. Creio que o amigo leitor, também. Você tem um amigo, pensa que é seu amigo seguro e de repente: bummmm! Você ficou suru. A vida é pródiga em nos apresentar amigos cachorros. Amigo mesmo é o que nossos pais já falavam: pai e mãe. Por mais que você se prepare, companheiro, dificilmente não provará esse fel marcante em sua vida.
E para lhe derrubar de repente, o velho mundo redondo está quadrado de burros das pestanas brancas.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/burros-das-pestanas-brancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário