quinta-feira, 2 de outubro de 2014

AS SURPRESAS DAS TRILHAS




AS SURPRESAS DAS TRILHAS
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de outubro de 2014
Crônica Nº 1.273
Ruínas da igrejinha de São João. (Foto: Agripa/Arquivos).
Quem mora nas cidades grandes e não passeia nos campos, não sabe o que está perdendo. Andar em trilhas na área rural, respirar o ar puro dos campos, o cheiro do mato verde, revitalizam e surpreende de instante em instante.
Inúmeras coisas podem ser encontradas como belos recantos escondidos, ruínas de algum casebre, imagens religiosas nos topos de pedras, água cristalina nos sopés de montanhas, árvores secas e tombadas cruzando riachos, cavernas, sombreados, árvores frondosas, animais silvestres e muito mais.
(Foto: Clerisvaldo).
Importante nessas prazerosas caminhadas é dispor de um guia que tanto conhece o trecho a ser percorrido, quanto os diversos aspectos da paisagem. Além disso, a identificação de animais, plantas e experimentos, preenchem o dia de forma surpreendente e desestressante.
É de se vê também que muitas pessoas procuram esse tipo de lazer nos lugares distantes de onde moram, inclusive utilizando o avião como transporte. Essa caminhada, entretanto, pode acontecer na periferia da sua própria cidade, distante apenas um ou dois quilômetros das últimas casas dos bairros mais longe do centro.
Em todas as regiões dentro do mesmo estado, existem as trilhas que sempre estão a oferecer surpresas aos que as percorrem. No sertão temos mirantes em elevações como serras e serrotes, rios secos, lajeiros, pequenas cavernas, jardins naturais, malocas e fontes escondidas.
Certa vez encontramos alguns símbolos religiosos a poucos quilômetros da cidade. Uma vereda que levava ao rio Ipanema, mostrou uma pequena santa de gesso escondida no topo de uma pedra. Uma surpresa e um susto naquele local deserto. Escondida, é modo de dizer porque o mato mesmo se encarrega da cobertura.
Mais adiante, entre vários matacões nas margens do citado rio, fomos encontrar uma igrejinha, também no topo de uma pedra, cujo pequeno gradeado mostrava uma imagem do padre Cícero Romão Batista. E na filosofia em não se retirar nada da natureza nessas jornadas, apenas tirávamos fotos do diferente que nos apetecia.
Está aí a indicação para o caro leitor. Um programa bom, barato e apaixonante, onde você só gasta a merenda que leva no bornal e, a "sola" do tênis.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/10/as-surpresas-das-trilhas.html

Um comentário:

  1. Caro amigo, escritor Clerisvaldo B Chagas, não perco uma só de suas crônicas, foi desta imagem,entre outras, e uma vivência real de passeio que compus mais um conto ANDALUZ o último postado no nosso blog. Um abraço.

    ResponderExcluir