quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OS TRÊS CLUBES DA MINHA TERRA







NOTAS


Agradecemos aos nossos leitores do Brasil, Alemanha, França, Romênia, Estados Unidos, China, Suíça, Espanha, Rússia e Ucrânia.

Qualquer blog ou site pode reproduzir nosso blog desde que seja na íntegra, inclusive com o número da crônica.

Comentários desabonadores e anônimos serão removidos.
 

 OS TRÊS CLUBES DA MINHA TERRA
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de setembro de 2014
Crônica Nº 1.267
Tênis Clube Santanense em 2006. (Foto: Clerisvaldo).

A importância de um clube social em uma cidade do interior representava passo motivo de euforia. Na década de 1950, o clube, depois da Igreja congregava as famílias para o lazer e encontros de vários segmentos. Dispor desse espaço era dispor de prestígio de uma sociedade que ainda conservava suas tradições festivas e que mantinha lotados os pontos efervescentes oferecidos.
O Tênis Clube Santanense, em Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, foi fundado em 10 de janeiro de 1953, no Bairro Monumento e, teve o cidadão Edgar Torres, como seu primeiro presidente. Foi palco dos grandes espetáculos dançantes com orquestras de fama nacional. Bem estruturado, para a época, o Tênis passou a ser apontado como clube de elite, como de fato havia bastante sofisticação e zelo. O Tênis Clube, em Santana, daria um livro completo, caso algum interessado resolvesse escrevê-lo.
Pouco tempo após a sua fundação, surgiu do outro lado da rua, frente com frente, porta com porta, outro clube em menor dimensão, mas tão animado quanto o primeiro, chamado Sede dos Artistas. Era como se fosse o clube dos trabalhadores. Profissionais como pedreiros, pintores, artesãos e muitos outros com seus familiares, animavam a Sede que passou a rivalizar com o Tênis Clube, assim como o grupo Ormindo Barros rivalizava com o mais antigo, Grupo Padre Francisco Correia. Não sei se o primeiro presidente, mas o homem falado do clube era o senhor Luís Benvinda, morador da Rua Benedito Melo (Rua Nova).
Cinco anos após a chegada da Agência Banco do Brasil por essas bandas, foi fundado também outro clube, chamado Associação Atlética Banco do Brasil. O local escolhido ainda foi no Bairro Monumento, saída para Maceió. A Associação Atlética foi fundada no dia 8 de julho de 1957.  Como era ligado ao Branco do Brasil, o espaço ficou conhecido como clube dos bancários e com acesso restrito. Ali se repetiam os grandes momentos para os sócios, vividos pelos outros dois clubes santanenses.
AABB em 2006. (Foto: Clerisvaldo).
Com as crises nas casas de espetáculos do Brasil inteiro após a chegada de novas tecnologias para entretenimento e lazer, a Sede dos Artistas não resistiu e fechou definitivamente. Tênis e AABB vêm resistindo como podem, mas assegurando para os santanenses, locais para inúmeros eventos, pois nunca foi construído um centro de convenções na minha terra.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/09/os-tres-clubes-da-minha-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário