domingo, 15 de junho de 2014

ALTO SERTÃO QUASE MATA ESCRITORES



ALTO SERTÃO QUASE MATA ESCRITORES
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de junho de 2014
Crônica Nº 1.210

Escritores Marcello e Clerisvaldo no Cava Ouro.
Cangaceiro Marcello e seu cachorro guarani.
Tudo aconteceu no último sábado (14), no bioma caatinga do alto sertão alagoano. O cenário do verde exuberante ao pé da serra do Talhado e a paisagem de fundo com a famosa serra do Taborda formaram um quadro perfeito para um dia triunfal da cultura nordestina. Ali, no sítio Cava Ouro, lugar acostumado a eventos de amor a terra, foram homenageados os escritores “lampiônicos”, Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto, autores do livro “Lampião em Alagoas”.
Numa iniciativa do fazendeiro Edson Vieira, diretor de escola e, seu filho Edson Vieira Júnior, professor, essa fazenda do Sítio Cava Ouro, município de Senador Rui Palmeira, lançou o livro citado acima, quando dezenas de exemplares foram vendidos  e autografados pelos autores santanenses. Logo cedo teve início os festejos com muita música pelos convidados cantores Ferreirinha e Manezinho, o “Imperador do Forró”. Familiares, parentes e amigos do senhor Edson Vieira, demonstraram que a área rural do município de Senador Rui Palmeira está completamente integrada à cultura e aos diversos movimentos sociais que mobilizam a região.
 Após o lançamento do livro “Lampião em Alagoas” e saboroso almoço com cardápio típico regional, a festa prolongou-se pelo dia inteiro com viola, triângulo, pandeiro e zabumba zoando pelo raso de caatinga, lembrando as paradas festivas do cangaço.
Entre os presentes estava o senhor Edimário Rodrigues, secretário da Agricultura do município que antes se chamava Riacho Grande.
Secretário da Agricultura, Edimário Rodrigues entre os escritores.
Autores em dia de autógrafos.
O livro apreciado por todos, também descreve um episódio acontecido quando o povoado Riacho Grande pertencia a Santana do Ipanema. A investida do bandoleiro Virgulino Ferreira, o Lampião, sobre a família Wanderley que habitava o povoado, a fuga dessa família e o assassinato por Lampião do vaqueiro Pedro Breba.
No mês de agosto os escritores também lançarão livros na própria cidade de Senador Rui Palmeira, capitaneados por Edimário Rodrigues, o secretário de Agricultura.
Diante da impagável recepção dos Vieira, elogios, páginas musicais e sinceridade por um dia completo, o alto sertão de Alagoas quase mata os escritores de carinho e emoções.
Durante o retorno, à boquinha da noite, somente muito tempo depois de cruzarmos o Riacho Grande ─ ribeira criativa irmã do nosso rio Ipanema ─ foi que a ficha caiu.
O sítio Cava Ouro sai na vanguarda rural da realidade literária.
* Fotos: Edson Vieira.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/06/alto-sertao-quase-mata-escritores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário