terça-feira, 6 de maio de 2014

BRASILEIRO, LAVOURA DE CUPIM



BRASILEIRO, LAVOURA DE CUPIM
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de maio de 2014
Crônica Nº 1.183

CUPINZEIRO. Imagem (Wikipédia).
Existem insetos sociais bastantes conhecidos pela população. São eles os cupins que surgem nos campos, mas também podem aparecer nas cidades. No campo, os cupins têm a parte boa e a banda ruim. Na parte boa, eles participam da “saúde” de campos e florestas como a drenagem das águas e reciclando nutrientes. Mas, na banda ruim, esses insetos isópteros, são terríveis e dão bastante trabalho.
Os cupins de vida subterrânea causam maiores danos à agricultura. É que eles têm o poder de destruir sementes, atacar raízes de plantas como a do café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto.
Já os cupins de montes ou de montículos, são aqueles que constroem seus ninhos na superfície do solo. Os montes ou cupinzeiros apresentam-se em formas arredondas ou afuniladas que de longe parecem pedras. Eles dificultam a formação de pasto e danificam mourões e estacas de madeiras das cercas.
Outras espécies de cupins fazem ninho nas cidades. Atacam plantas em ruas e praças, derrubam tetos de madeira, danificam livros, revistas, couro, tijolos, cabos elétricos e telefônicos, móveis de casas, inclusive camas.
Você pode chamar o inseto de cupim, térmita, térmite, itapecuim, baga-baga, salalé e muchém. Quanto ao seu ninho, pode ser entendido como cupinzeiro, cupineiro, itacuru, itacurubá, itapecuim, tacuri, tacuru, tapecuim, termiteiro, tucuri, baga-baga e salalé.

xxx

A pior espécie, entretanto, de cupim, é aquela que aprendeu a falar, pedir voto e vestir gravata. Logo cedo já sabe roer as verbas públicas causando enormes prejuízos à saúde, à educação, aos transportes e ao bem estar do país. Os insetos dessa espécie, também são chamados de corruptos, safados, cachorros, ladrões e outras denominações impublicáveis. O antídoto é cadeia, prisão perpétua, guilhotina e “el paredon”.
Enquanto a população for devota da santa Esperança, a proliferação desse tipo de inseto tende a aumentar, formar arrastões e arrasar os biomas. A imprensa livre aguarda a manchete: BRASILEIRO, LAVOURA DE CUPIM.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/05/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_6.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário