quinta-feira, 1 de maio de 2014

XILOGRAVURA



XILOGRAVURA
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de maio de 2014
Crônica Nº 1.180

Interessante como a moda vai, rodeia o mundo e volta. Primeiro surge como necessária e criativa. Após avanços na área, desaparece, passa a ser obsoleta e, tempos depois, retorna como chique. Entre outras coisas, citamos como exemplos o disco de vinil, sonho quase inalcançável para os cantores da época e, a fotografia em preto e branco. Assim também foi o surgimento da xilogravura no Brasil, principalmente no Nordeste, atrelada de mesmo à chamada literatura de cordel.
Dizem que essa arte pode ter sido inventada na China e já era conhecida desde o século VI. Durante a Idade Média ela teria sido forte no ocidente, tendo outros desenvolvimentos criados no Japão e em mais lugares.
Para quem ainda não sabe o que é xilogravura, costuma-se defini-la como uma “técnica de gravura na qual se utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado”. Lembre-se de um carimbo mais antigo. Na xilogravura, o artista entalha na madeira com um instrumento cortante. Ali é impressa a figura que se pretende imprimir. Depois, usa-se um rolo de borracha com tinta, tocando só as parte mais elevadas. A impressão sai em alto relevo em papel ou outro material específico.
A xilogravura passou por algumas etapas de melhora, porém, com a invenção de processos de impressão a partir da fotografia, a xilogravura passou a ser considerada antiquada, assim como tipografia para gráfica.
Vários livros no mundo foram ilustrados através dessa arte tão antiga. Atualmente ela é mais utilizada nas artes plásticas e no artesanato, mas tem ressurgido muito forte com seu inseparável parceiro, o cordel.
Assim como os folhetos nordestinos também chamados de cordel, romance de feira e outras denominações possuem os seus grandes nomes, autores imortais de folhetos clássicos como “João Grilo”, “Cancão de Fogo”, “Pavão Misterioso”, “Pedro Malazarte”, “A Chegada de Lampião no Céu”, a “Índia Neci”, “O Cachorro dos Mortos”, “Dioguinho” e “Antônio Silvino”, “A Peleja de Serrador e Carneiro” ou “A Peleja de Severino Pinto e Severino Milanês”, também entre os parceiros de capa de inúmeros folhetos, vários xilógrafos ou xilogravadores tornaram-se famosos, procurados e respeitados nessa arte.
Volta, então, para alegria geral a moda simpática da XILOGRAVURA.
* os nomes dos autores das ilustrações, estão nas figuras.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/05/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário