terça-feira, 29 de abril de 2014

RESPOSTA BENIGNA A MACHADO RIBEIRA DO PANEMA, ROMANCE



RESPOSTA BENIGNA A MACHADO
RIBEIRA DO PANEMA, ROMANCE
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de abril de 2014
Crônica Nº 1.177

Clerisvaldo lança seu primeiro romance em Pão de Açúcar, AL.
Há 37 anos, o escritor Luiz B. Tôrres escreveu a respeito do romance Ribeira do Panema, do escritor iniciante Clerisvaldo B. Chagas:
“Os vários aspectos da vida nordestina, principalmente aqueles vividos pela população interiorana, formam um celeiro inesgotável de material para romancistas e, sobretudo, de subsídios inestimáveis para estudiosos de sociologia. Embora muito já se tenha escrito a respeito, há lacunas a serem preenchidas. Muita coisa resta por se escrever ainda.
Se é verdade que um Graciliano Ramos, um José Lins do Rego, ou mesmo José Américo de Almeida, luminares da literatura nacional, publicaram vários livros sobre o assunto, isto, porém, não impede que outros possam fazê-lo. Não se pode encerrar a vida sertaneja entre as capas de cinco ou seis livros apenas. Está sobrando material ainda. Material inédito, capaz de encher muitos e muitos volumes, sem dúvida alguma. Aqueles escritores não esgotaram a fonte, ela está praticamente virgem e jorrando aos borbotões.
Não está saturada a temática sertaneja. Dizer o contrário, é desconhecer a visão panorâmica de uma região que abriga cerca de trinta milhões de brasileiros. Uma cidade, um povoado, ou um lugarejo, podem ter pontos coincidentes, mas cada um possui uma particularidade inconfundível, com histórias próprias e facetas distintas.
Capa de Adeilson Dantas.
Clerisvaldo Braga das Chagas, santanense de 29 anos, terceiroanista de Estudos sociais, está estreando como romance RIBEIRA DIO PANEMA. Como Agente de Coleta do IBGE, profissão que o obriga a comunicar-se com as pessoas e a inteirar-se de situações, armazenou boas estórias e tipos humanos que agora os enfeixou num romance de grande estilo. Basta dizer que o li, do começo ao fim, sem largá-lo, fascinado pelo enredo atraente e empolgado pela fidelidade com que abordou aspectos sociais do sertão.
Há de tudo no seu livro: política, sexo, folclore, sangue, desmandos e traições. Há doçura e maldade. É agressivo e romântico. Quando cheguei à última página, fiquei lamentando que o livro não se prolongasse mais. É muito bom, por isso. É preferível se deixar o leitor na ansiedade de desejar ler mais, do que se escrever demais.
Clerisvaldo Braga das Chagas atrairá muitos leitores para o seu romance de estreia. Santana do Ipanema e o estado de Alagoas serão revolucionados. Muita gente irá pretender identificar, através de suas páginas, um ex-prefeito, um político, um coronel, um grandola enfim, personagens muito bem diluídos na urdidura, do romance. Será motivo de assunto para os encontros nos bares, conversas de calçadas e também da porta da igreja. É gostoso, porque a carapuça irá ajustar-se à cabeça de muita gente. Não há mal nenhum nisto. A vida dos homens públicos pertence à história. Seus atos refletem-se na vida inteira de uma comunidade.
Da próxima vez que eu visitar Santana do Ipanema, procurarei conhecer os lugares citados por Clerisvaldo. Será um roteiro turístico que gostarei de palmilhar, sob o embalo das coisas gostosas que ele escreveu: a casa da amante do prefeito Maximino, a Rua do sebo, o Poço dos Homens e os demais recantos apresentados na ribeira do Panema. Sentar-me-ei nas areias do ‘Rio Manhoso’, sem água, no verão, mas ‘arrotando valentia’ e aliciando todos os ‘riachos para o seu cordão’, durante o inverno.
RIBEIRA DO PANEMA é um livro fadado ao sucesso, e seu autor iniciou muito bem sua carreira literária”.
Luiz B. Tôrres.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/ribeira-do-panema-romance.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário