sexta-feira, 11 de abril de 2014

GOVERNO CASACA DE COURO



GOVERNO CASACA DE COURO
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de abril de 2014
Crônica Nº 1165

Refletindo sobre Alagoas, analfabetismo, violência e massacre salarial, terminamos nos deparando com duas vertentes que descem por lados opostos. Vejamos, individualmente, a indicação abaixo, de consolo à alma, autoria de André Luiz através do médium Chico Xavier:
“Se você acredita no valor da preguiça, olhe a água parada.
Seja qual seja o seu problema o seu problema, o trabalho será sempre a sua base de solução.
Não existe processo de angústia que não se desfaça ao toque do trabalho.
Diante de qualquer sofrimento, o trabalho é o nosso melhor caminho de libertação.
O segredo da paz íntima é agir um tanto mais além de nossas supostas possibilidades na construção do bem.
Não se aborreça se alguns companheiros lhe abandonaram a estrada, continue em seu próprio dever e o trabalho lhe trará outros.
O que você faz é aquilo que você tem.
A força está com a razão, mas a razão está do lado de quem trabalha.
Todos os medicamentos são valiosos na farmácia da vida, mas o trabalho é o remédio que oferece complemento a todos eles.
O sucesso quase sempre se forma com uma parte de ideal e noventa e nove partes de suor na ação que o realiza”.
Por outro lado, coletivamente, o servidor alagoano que segue a filosofia do trabalho, vai encontrando a insensibilidade governamental e se angustiando sem nenhuma expectativa de melhora. Salvo Justiça e Fazenda, elites que estão acima do bem e do mal, servidores públicos estaduais gemem sob a força tradicional do engenho. Ao olhar para o confuso Palmares, surge o ninho sertanejo do pássaro chamado casaca de couro:
Seu ninho é feito de gravetos e espinhos, mas também inclui outros materiais de origem domestica, como plásticos, embalagens vazias de creme-dental, pedaços de lata, etc. O ninho tem a forma de forno, comum a família, e é composto por um túnel de entrada, este túnel tem tamanho variando entre 30 e 50 cm, e a câmara oológica ao final, com altura variando entre 11 e 15 cm, Esta câmara tem sua base forrada por pequenos gravetos, cascas e fibras vegetais. Externamente estes ninhos têm, em media, 1m de comprimento por 60 cm de altura. Os ovos são de cor branca”.
Quem canta com mestria à casaca de couro do sertão é Jackson do Pandeiro, coisa que bem poderia ser adaptada para a situação de engenho vivida em Alagoas:

“Em riba do pé de turco
Tem um ninho de graveto
Tem garrancho de jurema
Tem pau branco, tem pau preto
Tem lenha que dá pra facho
Tem vara que dá espeto”.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/governo-casaca-de-couro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário