domingo, 20 de abril de 2014

DIA 21 DISSECANDO A AGRIPA




DIA 21, DISSECANDO A AGRIPA
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de abril de 2014
Crônica Nº 1173

FUNDADORES DA AGRIPA 20 DIAS APÓS A FUNDAÇÃO. ARISELMO MELO, MANOEL MESSIAS, MARCELLO FAUSTO, VILMA LIMA, SÉRGIO CAMPOS, CLERISVALDO CHAGAS E FERREIRINHA (AUSENTE, D. JOANINHA). Foto: Arquivo/Agripa.
Fundada em 10 de agosto de 2013, a Associação Guardiões do Rio Ipanema - AGRIPA tem como finalidade lutar pelo meio ambiente do município de Santana do Ipanema. O momento atual, porém, exige que a AGRIPA socorra primeiro o rio Ipanema e seus afluentes que escorrem em seu território.
Formada por um grupo de cidadãos e cidadãs de boa vontade, a AGRIPA não tem ligação nenhuma com partidos políticos. Sendo uma associação organizacional e educativa, procura parceria entre os órgãos executivos, legislativos, judiciários e civis, para que a sua missão seja realizada com o êxito merecido.
A AGRIPA, em apenas oito meses de existência já conseguiu ser o maior centro de informações sobre o rio Ipanema; possuir mais de 20 títulos de livros sobre o Panema; catalogar mais de trinta plantas medicinais encontradas em seu leito seco e margens; ministrar inúmeras palestras sobre essa corrente fluvial; conceder várias entrevistas no rádio e na televisão sobre esse tema; motivar e despertar todas as escolas de Santana e outros órgãos para a questão do nosso rio periódico; mexer na autoestima do povo santanense; ouvir o sim do prefeito Mário Silva para a criação do Polo Ambiental com estação meteorológica, observatório da AGRIPA, memorial do rio Ipanema e sementeira de mudas nativas, no lugar do atual matadouro; implantação pela câmara de vereadores do Dia do Rio Ipanema (21 de abril); filmagens da TV Gazeta de Alagoas para as coisas boas e ruins do rio Ipanema.
Planejando, organizando-se durante meses para iniciar os seus trabalhos efetivos sobre o resgate do Panema a AGRIPA sabia que uma ação intempestiva, rápida, movida apenas pelo entusiasmo, não passaria de 24 horas, como já aconteceu no passado. Hoje, 21 de abril, Dia do Rio Ipanema, tem início a limpeza de lixo e entulhos no rio Ipanema, riachos Camoxinga e Salgadinho (divisor dos Bairros Domingos Acácio e Floresta).
CHEIA NO RIO IPANEMA.
Logo cedo os Guardiões estarão vigilantes aos movimentos de máquinas e homens da Secretaria de Obras, através do secretário (e vice-prefeito) Adenilson, bem como recepcionando a equipe da TV Gazeta de Alagoas que, prestigiando a AGRIPA, vem registrar o trabalho das máquinas. A limpeza do rio terá campanha permanente e ações periódicas, sempre que necessário.
(Amanhã, terça-feira, escritores e guardiões novamente estarão descendo com a equipe da TV GAZETA para novas filmagens perto e na foz do rio Ipanema em Belo Monte).
O próximo passo da AGRIPA é para os mais grossos males que sufocam o rio como cercas de arame no leito, pocilgas, cercas e construções avançadas, construções sob pontes e nos próprios leitos de rio e riachos, extração de areia, fossas e esgotos, lava a jatos, matadouro, currais, pesca predatória.
Para isso a AGRIPA, (incentivada pela sociedade que exige melhor qualidade de vida) convidará através de ofícios, para um amplo debate, a câmara de vereadores (os fiscais do povo), a secretária da saúde, a secretária da ação social, o secretário de agricultura e meio ambiente e a gerência da CASAL, diretamente ligados aos problemas acima e, se preciso, o Ministério Público. DIA 21, DISSECANDO A AGRIPA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/dia-21-dissecando-agripa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário