sexta-feira, 25 de abril de 2014

BARRA DO IPANEMA - BELEZA E SOLIDÃO





BARRA DO IPANEMA – BELEZA E SOLIDÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de abril de 2014
Crônica Nº 1.175

ENTARDECER NO RIO SÃO FRANCISCO. Foto: Clerisvaldo.
A estrada larga de terra conduz o viajante de Batalha a Belo Monte, em Alagoas. Nas imediações da última cidade, a estrada se bifurca e um ramal mais estreito, também de terra, forrado de pedregulhos, leva até ao povoado ribeirinho do São Francisco, Barra do Ipanema.
A paisagem bruta da região é composta de caatinga em forma de arbustos e cactáceas em solo rochoso, exposto e quebradiço. A beleza selvagem situa-se numa área de terras pouco povoada onde ainda não se encontra informantes com facilidade.
O povoado Barra do Ipanema tem uma praia bonita, a mais bela entre outras de Piranhas a Belo Monte. Ali a vida passa devagar com se ainda navegasse no início do século XX. Ótimo lugar para quem procura alguns dias ou semanas de descanso. O rio São Francisco ainda é o principal atrativo e sustentáculo econômico do povoado. A comunicação através de canal de TV, não inclui nenhum do próprio estado. Quando alguém adoece, é levado nas embarcações do rio até a cidade sergipana de Porto da Folha. Ao atingir uma fase da escola ausente na Barra, a saída é estudar na sede, em Belo Monte, cuja localização fora do eixo sertão/capital, só vai quem tem negócio.
A MELHOR PRAIA DA REGIÃO. Foto: Clerisvaldo.
Na Barra do Panema os jovens sentem a necessidade de uma ocupação e se vêm sem perspectivas nenhuma. A “pelada” no campinho de várzea, ali na foz do Ipanema, funciona como um bálsamo para o atraso e o esquecimento dos dirigentes municipais. A igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, no alto do morro dentro do rio São Francisco, parece há anos parada em sua reforma. Para as mocinhas da cidade, ou migrar ou casar e repetir o ciclo de marasmo do lugarejo. Para os rapazes, ou saírem para estudar e trabalhar em cidades médias e capitais ou tornarem-se pescadores e envelhecerem de tarrafa na mão.
ESCALADA AO MORRO-ILHA NO RIO SÃO FRANCISCO. Foto: Clerisvaldo.
Nada, absolutamente nada, faz quebrar a vagareza da Barra. E aquele potencial turístico com a praia mais bela, ótima para banho; o morro da santa; as trilhas na caatinga; as histórias de Lampião; a culinária local; a navegação calma do “Velho Chico” e as lendárias cheias do rio Ipanema, ainda hoje aguarda um governante que queira transformar esse potencial em riqueza para o seu povo. Como os homens são fracos em suas responsabilidades! BARRA DO IPANEMA – BELEZA E SOLIDÃO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/barra-do-ipanema-beleza-e-solidao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário