terça-feira, 18 de março de 2014

O BRASÃO DOS CHAGAS



O BRASÃO DOS CHAGAS
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de março de 2014.
Crônica Nº 1155

Como brincadeiras sadias cabem em todos os lugares, lembrei-me de uma delas em fonte de pesquisa. Em Santana do Ipanema, há uma família humilde que muito foi ajudada por nós. Isso fazia recordar o que a minha mãe Professora Helena Braga das Chagas fazia com os paupérrimos da região em que morávamos. Da Rua Antônio Tavares até as imediações da hoje Rua da Praia, que ainda não existia, a pobreza tinha Helena Braga como mãe, inclusive, também ampla família da Maniçoba/Bebedouro.  Por coincidência, minha mãe tinha o sobrenome Braga, de origem portuguesa. O Chagas de meu pai veio com seus antecedentes portugueses radicados no agreste alagoano e que parte migrou para a zona rural de Santana do Ipanema, em torno de 1900. (O Boi a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema).
Pois bem, fomos então chamados, recentemente, para uma buchada, penso, como gratidão dessa família ajudada por nós.  Ao chegarmos lá, a dona de casa falou que ao saber que ela iria fazer uma buchada para aquele dia, a vizinhança se alvoroçou. Todos se convidavam para provar a delicia da conhecida exímia cozinheira. A mãe da dona da casa, sob nossos risos constantes, dizia que teve de colocar gente para correr, dizendo: “Isso não é para a boca de vocês. Isso é para quem tem sangue nobre, para quem tem brasão, vocês não têm!”. Ríamos de cair de costas com a maneira de a senhora contar as presepadas. Não sabemos onde a dona da casa e a senhora sua mãe foram buscar esse negócio de sangue nobre e de brasão. Mas, pela brincadeira que se prolongou até deixarmos àquela humilde residência, nunca havíamos rido tanto durante uma buchada nordestina.
Pois bem, passado certo tempo, encontrei de fato o brasão mencionado por aquela brincalhona senhora. E para imitar esse povo jovem que se expande em kkkkkk no Face, kkkkkk também em ter achado o BRASÃO DO CHAGAS.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/03/o-brasao-dos-chagas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário