terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

AGRIPA NA JORNADA PEDAGÓGICA



AGRIPA NA JORNADA PEDAGÓGICA
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de fevereiro de 2014
Crônica Nº 1139

Clerisvaldo fala sobre os trechos urbanos do Ipanema. Ao fundo, Ferreirinha, Vilma e Maria Lúcia. Foto/Agripa
Convidada pela Secretaria Municipal de Educação, a Associação Guardiões do Rio Ipanema, fez-se presente ontem no Tênis Clube, em Santana.
Para falar sobre o rio Ipanema e apontar itens que poderiam ser trabalhados pelas escolas sobre esse acidente geográfico (o mais importante do Sertão alagoano) a AGRIPA enviou ao Tênis Clube Santanense, local onde está sendo realizada a Jornada Pedagógica para o ano de 2014, quatro guardiões.
2º dia de Jornada Pedagógica no Tênis Club. Foto/Agripa.
Diante de uma plateia de quatrocentos educadores, os guardiões, didaticamente, dividiram a apresentação em quatro momentos, a saber: O guardião escritor Marcello Fausto falou, em síntese, sobre o rio Ipanema com informações gerais e rodou um filme bem ilustrativo sobre as duas faces do Ipanema, trecho urbano focando as belezas naturais ainda conservadas e a parte triste provocada pelo homem.
O guardião também escritor, Clerisvaldo Braga das Chagas, disse sobre a divisão da parte urbana do rio. Os seis trechos em que a AGRIPA dividiu o Ipanema para melhor ser trabalhado, vai desde o Poço Grande ou Poço do Boi (acima da grande barragem assoreada) até as Cachoeiras, após o Bairro Bebedouro.
Clerisvaldo, Renalda, Rafaela, Vilma, Ferreirinha e Ariselmo. Foto/Agripa.
À professora Maria Vilma de Lima, guardiã, coube falar sobre um projeto de arborização realizado pela Escola Estadual Professora Helena Braga das Chagas, quando a própria Vilma de Lima era diretora daquela unidade do Bairro São José. Esse projeto foi premiado pelo estado de Alagoas, provando assim que é possível socorrer o rio Ipanema nessa situação difícil em que ele se encontra.
Na sequência apresentou-se o poeta, cantor, mateiro e guardião Cícero Ferreira Barbosa, descrevendo as propriedades medicinais de ervas, arbustos e árvores encontradas no leito seco do rio Ipanema ou às suas margens.
  Marcello Fausto convida os professores para a luta ambiental. Foto/Agripa.
A guardiã Maria Vilma, ainda retornou para oferecer à plateia vinte e dois itens como opções de trabalho sobre o rio, pelas escolas de Santana.
Ainda fez parte da equipe como apoio, o guardião Ariselmo Melo e a mais nova guardiã, professora Lúcia Barbosa (Lucinha).
Enquanto isso, Manoel Messias, (atual Diretor Municipal de Meio Ambiente e também guardião) participava de encontro na Câmara de Vereadores, com o IMA, sobre resíduos sólidos.
O presidente da AGRIPA, Sérgio Soares Campos, não podendo comparecer aos trabalhos no Tênis, Foi representado pelo vice-presidente, Clerisvaldo Braga das Chagas.
Vale destacar a recepção e carisma da Coordenadora do evento, Rafaela, o empenho da equipe da Secretaria de Educação e a presença da Secretária Renalda Martins da Silva.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/02/agripa-na-jornada-pedagogica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário