quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

É IRMÃO DELA



É IRMÃO DELA
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de janeiro de 2014
Crônica Nº 1127
Cachaça, Branquinha, Caninha, Moça Branca, Cana, Marvada, Pinga e outras denominações populares, elevaram o destilado de cana-de-açúcar ao primeiro lugar entre as bebidas brasileiras. Quem bebe muito, é chamado de cachaceiro, ébrio, pinguço e outras denominações nos mais variados recantos da pátria amada. Bebe-se a “marvada” limpinha, com laranja, com o caju, com torreiro, com buchada, queijo e até sopa. Dizem que ela serve para lembrar, esquentar, “espaiar” o sangue, criar coragem, pegar boi no mato, matar gente e fazer caipirinha. Uns falam que a “bicha é boa que só a gota serena”, outros “que é ruim que só a bexiga”. Um sujeito comentava que “foi o cão quem a inventou”. 
E assim, muitos desfilaram com ela rumo ao cemitério, juntamente com o companheiro inseparável, cujo nome era cigarro. Uns bebem a dose de uma só vez, estalam os dedos no ar e não cospem. Outros cospem no pé do balcão. Alguns não bebem toda, deixa um pouco para o santo. Tem os que choram quando bebem, os que ficam ricos, os que viram valentes. E o engenho moendo... E o engenho moendo.
O engraçado bebe e fala suas loas:

“A cachaça é moça branca
Filha do pardo trigueiro
Quem bebe muita cachaça
Não pode juntar dinheiro”.

O que só sabe loa torta apela parodiando

“A cachaça é moça branca
Filha dos seiscentos diabo
Tu que sobe pra cabeça, peste!
Por que não desce pra o rabo?...”

Dizem que para testar a memória de Camões, um indivíduo teria perguntado a ele qual a coisa mais gostosa do mundo e ele teria respondido: o ovo. Um ano depois o mesmo indivíduo encontrou-o na rua e gritou de lá: “Com que Camões?” E ele teria respondido sem pestanejar: “Com sal”.
Encontrando com um amigo, regenerado da cachaça há quinze anos, mostrei a ele um caju, grande, vermelho e brilhante, sem dizer-lhe absolutamente nada. Ele colocou brilho nos olhos, não sei se foi de saudade ou de vitória e murmurou: É IRMÃO DELA!







Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/01/e-irmao-dela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário