quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A GEOGRAFIA AGRADECE



A GEOGRAFIA AGRADECE
Clerisvaldo B. Chagas, 6 de dezembro de 2013.
Crônica Nº 1100

Foz do tipo DELTA. (blogger.com).
Vendo alguns alunos enganchados na foz, pude lembrar as velhas lições de sala de aula. Lições básicas da Geografia, nascentes são lugares onde nasce um rio. Popularmente o nome ficou conhecido como cabeceiras, o que dá no mesmo. No outro extremo, onde o rio despeja suas águas, merece o nome de foz. Caso a pessoa não queira chamar o lugar de foz, pode chamá-lo de desembocadura, mas a povão costuma tratar a foz como barra, principalmente no interior nordestino. Como exemplos em minha terra temos a barra do João Gomes, a barra do Gravatá, a barra do Desumano, tudo nomes de riachos.
foz do tipo ESTUÁRIO (blogger.com.).
A foz pode ser dos tipos estuário, delta ou mista. A foz, desembocadura ou barra tipo estuário, não forma obstáculo para o despejo das águas em outro rio, lagoa, ou mar. A boca do rio fica completamente livre. Já a foz do tipo delta, encontra impedimentos em forma de ilhas formadas pelo material trazido pelo próprio rio, como areia, argila e cascalhos. Nesse caso o rio, devido a esses obstáculos, divide-se em dois ou mais braços, para entregar as águas. O riacho Camoxinga que despeja em pleno comércio de Santana, no rio Ipanema, forma uma típica foz de estuário. Por sua vez, o rio Ipanema, ao despejar no rio São Francisco, forma uma pequena ilha de sedimentos levados por ele. Nesse caso sua foz é do tipo delta, onde dois braços são formados para o alcance ao Velho Chico.
Às vezes as pessoas não dão conta de propagandas que incentivam visitas ao delta do rio “A” ou ao “estuário” do rio “B”. A propaganda não cita o nome foz. Cita apenas o tipo de foz, como o consumidor diz: “Quero uma Pitú”, e não uma cachaça da marca Pitú. Nesse caso o tipo de foz ficou muito mais conhecido do que o do próprio acidente geográfico (foz). Isso é para poder encurtar a frase da propaganda que se fosse ao pé da letra seria: “Visite a foz tipo delta do rio X”.
Espero que o caro leitor tenha gostado do bê-à-bá. A GEOGRAFIA AGRADECE.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/12/a-geografia-agradece.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário