domingo, 4 de agosto de 2013

O IFAL E O GIGANTE



O IFAL E O GIGANTE
Clerisvaldo B. Chagas, 5 de agosto de 2013.
Crônica Nº 1061
Campinho será sede do IFAL. Creche no segundo plano e serra da Camonga. (Autor).

Agradecido pelo título “Escritor Símbolo de Santana do Ipanema”, continuamos entregando livros documentais de valores ímpares a nossa terra. Em breve, apresentaremos ao público mais duas obras relevantes que servirão de marcos para a história regional. Em nossos escritos, voltamos à vista novamente para Santana, pesquisando pela periferia e divulgando a “Rainha do Sertão” em trabalhos diários de variegadas cores. Foi assim que registramos o agradabilíssimo flagrante de máquinas trabalhando no Bairro Lagoa do Junco, onde a pobreza impera, tendo como característica os quebradores de pedras. O bairro do extremo leste, bastante acidentado, com seu vazio, foi ganhando prédios e repartições de peso, trazendo para si a elite em mistura à plebe. Assim foi chegando a Lagoa do Junco o prédio da ESSER (UNEAL), a escola modelo do município, o Fórum, a SEFAZ, a Promotoria e a OAB, inclusive funcionando ali também o 7º Batalhão de Polícia. Além de se transformar em Polo de Justiça, a Lagoa do Junco arrebanhou importante fábrica de artigos de mármore e vários outros estabelecimentos de comércio ao longo da BR-316. No lugar mais alto e plano, próximo ao Açude do Bode, onde a gestão 1993-96 deixou uma “usina de lixo”, inacabada, foi, recentemente, construído um excelente e vistoso prédio para uma creche, com verba federal. Um campinho, da mesma gestão, que seria um estádio e ficou inacabado, agora cederá espaço para outra escola superior.
O roncar de tratores, estão voltados para a construção da sede do IFAL – Instituto Federal de Alagoas. Fala-se também da futura sede da UFAL naquelas imediações. E se a Lagoa do Junco, a prima humilde da brincadeira, já é Polo de Justiça, será ainda Polo de Educação. Comenta-se que o edifício do IFAL dará abrigo a 1.500 alunos, nessa obra que se encontra em fase de terraplanagem e previsão de término em final de 2014. Quinze salas estão na mira para aulas, laboratórios de informática e auditório para 150 pessoas. A Lagoa do Junco verá por trás das cercas de tábuas, oito milhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – no terreno cedido pela prefeitura.
Falamos que o Hospital, Gigante Amarelo, da Floresta não havia trazido nenhum benefício físico para o bairro, que continua sendo o Haiti de Santana. Perto da Lagoa do Junco ainda será construído o polo industrial, próximo ao rio Ipanema, comentário que deixa os Guardiões em alerta. Nunca chegou a Santana tanto coisa boa de uma vez! Todavia, indagamos como será beneficiada de fato, a população do bairro que ora recebe esse mundo de riqueza? Será uma segunda Floresta? Existe um planejamento social para os moradores? Torcemos para que o IFAL, abraçado por todos, não seja apenas MAIS UM GIGANTE AMARELO.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/08/o-ifal-e-o-gigante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário