domingo, 9 de junho de 2013

PESO NA CANGALHA



PESO NA CANGALHA
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de junho de 2013
Crônica Nº 1031

Foto (panorama.com)
Sai à notícia de que iniciaria atividades sexta-feira passada, uma fábrica produtora de plataformas no Porto de Maceió. Se o nosso amigo Zé Lima “Sabão”, fosse vivo, diria imitando um personagem do romance “Curral Novo”, do também falecido escritor palmeirense Adalberon Cavalcanti Lins: “É bem fative”. Quando estamos cansados, frustrados, extenuados com tantas notícias negativas, até nos parece mentira quando a excelente põe a cabeça de fora, como cágado ou jabuti. Tudo porque o alagoano tende a ser escravo eterno da elite rural açucareira. Portanto, uma notícia boa para o povo, traz uma interrogação no ar, um olhar de sapo cururu, um pescoço de girafa e uma curiosidade de macaco. Nota-se claramente que certos anúncios procuram trazer finalidades eleitoreiras tipo banana e bolo. Motivado pela resistência do jegue é que seu dono coloca mais peso na cangalha. Qual será o verdadeiro futuro do nosso estado? Para que os que não são ateus, pode ser até que apontem para trás das nuvens.
A Unidade do consórcio Tomé/Ferrostaal, diz a Agência Alagoas, vai gerar 1.800 empregos diretos e 6 mil indiretos. “As replicantes, como são chamadas as plataformas a serem produzidas serão do tipo FPSO (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência), construídas com base em cascos de navios novos ou reformados. No caso deste projeto, os cascos são novos e já estão em fabricação. O contrato de fornecimento para a Petrobrás, orçado em aproximadamente US$ 900 milhões, prevê um prazo de 44 meses para a execução dos 18 módulos para as seis plataformas”. Nota afirma que isso não é estaleiro.
Como a esmola é grande, ficamos na expectativa de olho, não na política demagógica, mas na possibilidade dos empregos comentados. Como dizem que o objetivo é utilizar 80% da mão de obra local, não se pode negar as alvíssaras. A Braskem já é realidade, o estaleiro em Coruripe, nebuloso, mas caso mesmo tenha sido iniciado a atividade descrita acima, e mais o estaleiro pode ser que saltemos de um estado pobre para uma unidade rica, como era antigamente; o estado... Mas o povo? Vamos ficar espiando de lado como o jerico para vê se vem mais PESO NA CANGALHA.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/06/peso-na-cangalha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário