quarta-feira, 29 de maio de 2013

RETALHOS NEGROS



RETALHOS NEGROS
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de maio de 2013.
Crônica Nº 1023

Ficaram em Santana do Ipanema, tradições de folguedos, danças folclóricas e comidas típicas. Artes e palavras que vieram dos negros preencheram as páginas do cotidiano. Muitos construíram para o enriquecimento de tradições juntamente com as contradições brancas e ameríndias do litoral e sertão. A chamada literatura de cordel está cheia, por exemplo, de personagens negros criados pela imaginação poética dos vários repentistas. Muitos desses folhetos, vendidos nas feiras, causam sucesso até em certos países da Europa, através de seus pesquisadores. É o negro valentão, é o negro sozinho. É o negro valente em bandos, é o negro protetor fiel do patrão branco.
Podem ser citadas algumas danças e folguedos no estado, mesmo sabendo que o advento da televisão e a falta de incentivo tiraram muito dessas alegrias do passado.  As festas de fim de ano como o Natal, Passagem de Ano e mesmo o Dia de Reis, já no ano seguinte, estavam repletas de danças e folguedos que se apresentavam cedo e entravam pela madrugada. O Carnaval também sempre trouxe seus personagens bizarros para os palcos das ruas. Entre outras apresentações que o tempo foi apagando da realidade e da memória, apontam-se: Baiana, Quilombo, Traieira, Negra da Costa, (...) Samba e Pagode.
Negra da Costa: Nos carnavais de Santana apresentavam-se grupos de Negra da Costa, formados por homens vestidos de mulheres, trajes de baianas. Os brancos pintavam o rosto de preto, dançavam, cantavam, pilheriavam com arte e perfeição. Com a extinção de grupos santanenses, surgiram grupos de cidades como Quebrangulo que mantém a tradição da Negra da Costa. Cantam refrãos conhecidos que adquiriram colorido nas artimanhas dos seus personagens:

“Negra da Costa
Que vem ver?
Vou buscar Macaíba
Pra vender... “

Negra da Costa
Que anda fazendo?
Ando na rua
Comendo e bebendo...”

Bons tempos, os dos grandes Carnavais. Na falta da peça inteira, mostram-se os RETALHOS NEGROS.
·         Adaptado do livro NEGROS EM SANTANA, paginas 39-41.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/05/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário