terça-feira, 14 de maio de 2013

LAMPIÃO, BIÉ E MORENINHO



LAMPIÃO, BIÉ E MORENINHO
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de maio de 2013.
Crônica Nº 1016

     Já falei outra vez aqui em Moreninho. Dono de farmácia em Santana do Ipanema fazia às vezes de médico e criou fama na região. Vindo de Viçosa onde fora expulso de um hospital a bem da disciplina, dizia ele, o enfermeiro era muito querido e atuava livremente numa grande área onde não havia ainda o verdadeiro médico. Sua vida variava entre a farmácia, as viagens de curas e farras que varavam à noite. Vestia-se à moda Churchill, inclusive chapéu coco e charuto. Moreninho gostava de pesquisar em livros de medicina e prestou relevantes serviços à população sertaneja. Várias vezes a minha família precisou de seus serviços, inclusive eu.
O velho Bié da “fazenda Emendadas”, lá na beira do rio São Francisco (segundo ele mesmo: era coiteiro de Lampião e da polícia – Ver o livro “Lampião em Alagoas”). Mas, Bié das Emendadas padecia com uma “ferida braba” na perna que não sarava nunca. Convidado para curá-lo, Moreninho passou a visitar o “Véi Bié”, como era conhecido. Dedicou-se, o dono de farmácia ao mister indicado, visitando o velho com frequência e gozando da sua hospitalidade. Bié havia prometido boa recompensa se ficasse curado. Certa feita, Moreninho fora passar à noite na fazenda Emendadas e não sabia dos conchavos entre Virgolino e o fazendeiro. Foi ali ─ contou o farmacêutico depois ─ que tivera o maior medo da sua vida. Estava dormindo numa rede quando lá para tantas bateram à porta com uma voz chamando: “Bié! Bié!... É Lampião! O medo de Moreninho foi tanto que passou a mão pelos fundilhos e “sentiu que estava todo cagado e mijado”. Bié abriu a porta, mandou Lampião entrar e o cangaceiro disse que estava precisado de tudo e vinha perseguido de perto pelos “macacos”. O Véi Bié o recebeu muito bem e mandou rapidamente matar um novilho para a cabroeira. Depois chegou Maria Bonita e mais alguns cabras do bando. Houve muito movimento à noite entre o novilho abatido, cuias de farinha e outras providências. Lampião, descansado, disse que ia embora para Sergipe e perguntou quanto havia sido a despesa. Bié respondeu apenas que quando precisasse de novo retornasse à fazenda.
Para encurtar a história, o Véi Bié ficou curado da ferida braba, vendeu noventa reses e deu o dinheiro todo a Moreninho. Tempos depois um membro da família do fazendeiro disse brincando ao farmacêutico, admirado porque ele nada possuía: “O senhor é mesmo um miserável, pois o que amealhou entre a nossa família e esse lugar, daria para comprar a metade de Santana do Ipanema”.
Ao falecer, o Véi Bié deixara duas mil tarefas de terras e mil e duzentas reses.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/05/lampiao-bie-e-moreninho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário