domingo, 26 de maio de 2013

CILA/CAMIL/CAMILA



CILA/CAMIL/CAMILA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de maio de 2013.
Crônica Nº 1021
                             (Retornando à normalidade do blog)

Foto: (tribunadealagoas).
Confesso que fiquei feliz na retomada da parte econômica de Alagoas, em relação à CAMILA. Quando meu professor de Geografia, no Ginásio Santana, Alberto Nepomuceno Agra, incentivava à leitura nas embalagens de qualquer produto industrializado, comecei a descobrir as origens dos que chegavam às nossas prateleiras. Tudo que me vinha às mãos tinha os rótulos perscrutados: tempero, confeito, óleos, remédios, doces... Fiz uma pesquisa própria e cheguei à conclusão que mais de 70% dos produtos industrializados vinham de São Paulo. Essa prática, na Geografia Econômica, foi muito usada por mim nas pesquisas em que eu passava para meus alunos. Às vezes chegavam só os rótulos. Outras vezes vinham os conteúdos e, terminávamos as aulas com um lanche para todos. Fui descobrindo, então, como eram poucas as indústrias de Alagoas. Desde então comecei a torcer (não podendo fazer mais que isso) pela nossa expansão industrial. Quando a CILA começou sua distribuição e encontramos seus produtos fora do nosso estado, senti orgulho da origem, embalagem e qualidade do que ela oferecia. Quando houve alguma coisa que deixou de existir esse nome tão bonito de CILA, claro que pesou muito em nosso pensamento de alagoano e de professor da matéria citada. Tempos depois surgiu o novo nome: CAMIL. E diante de caminhos tortuosos, depois passou a ser CAMILA e por fim a saudade dos consumidores.
Como bons alagoanos, sabendo do fechamento de várias indústrias no estado, fomos desanimando com o torrão natal. Agora, pelo menos é uma ótima notícia para Alagoas saber que a velha CILA, CAMIL e CAMILA, após as asas cortadas voltam a voar em nosso território, adquirida pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Uma tradição de 40 anos vai voltar a funcionar com o último título e boas orientações modernas com novos programas para desenvolver a Bacia Leiteira.
Aqui não discutimos às razões das crises na CAMILA, não conhecemos uma só pessoa na região de Batalha, mas como alagoanos queremos aplaudir a volta de empresa tão importante, não só para Alagoas, mas também para o Brasil com seus inúmeros benefícios diretos e paralelos. Aguardamos que os produtos retornem com a mesma qualidade de antes. Em frente, CILA/CAMIL/CAMILA.









Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/05/cilacamilcamila.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário