quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ó PRAGA!



Ó PRAGA!
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de abril de 2013.
Crônica Nº 998


Menino Jesus de Praga (Wikipédia)
Praga é a maior cidade da República Checa e sua capital. Mesmo sem fama no Brasil como outras capitais Paris, Londres, Roma, oferece à cultura mundial uma contribuição fantástica. Possui extenso patrimônio arquitetônico e uma rica vida cultural. É o principal centro industrial e econômico da República. Sua indústria conta com produção de químicos, metalomecânica, artigos elétricos, alimentar, têxtil, produtos de pele, farmacêuticos, bebidas alcoólicas e objetos de vidro. A indústria cinematográfica também merece destaque. Nomes de escritores e compositores de fama estão ligados à capital como Franz Kafka, por exemplo. Praga é o centro editorial do país e possui diversas instituições de Ensino superior, escolas de economia, artes, música, cinema e dança. É grande o número de bibliotecas, teatros e museus com destaque para o Museu Nacional. Praga também é conhecida como “a Cidade das Cem Cúpulas” e considerada um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa. Acha-se localizada entre colinas, cortada por um rio e cheia de belas pontes.
“Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais.
No bairro Malá Strana está uma das duas igrejas barrocas de São Nicolau, a igreja do Menino Jesus de Praga, a igreja do Loreto (do século XVIII) e numerosos palácios da aristocracia tcheca, do século XVII, em estilo barroco
Na Staré Město (a Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrônomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Encontra-se ali o relógio Astronômico Orloj e a parede Lennon”.
As belezas da capital Checa contrastam com a forma e os escândalos políticos dos cofres patrimônios do povo do Brasil. Enquanto na Europa Praga é a capital da beleza, pragas por aqui são ações vigorosas e incansáveis dos cinco dedos regentes da coisa pública. Ó PRAGA!



















Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/04/o-praga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário