quarta-feira, 3 de abril de 2013

ANARQUISMO, KKKK



ANARQUISMO KKKK
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de abril de 2013.
Crônica Nº 994

PROUDHON
Quando o intelectual, no consultório médico, falou ao cliente que o Congresso é uma anarquia, lembrei-me das lições da escola.
O Anarquismo pregava a supressão de toda forma de governo. Defendia a liberdade geral. Um dos seus precursores foi Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865). Proudhon escreveu o livro “O que é a propriedade”. Fala do socialismo utópico para criticar os abusos do capitalismo e queria tudo como dádiva, amigo. Propõe cooperativa e bancos que emprestassem sem juros aos empreendimentos produtivos, além de créditos gratuitos aos trabalhadores. Propõe ainda uma sociedade sem classe, sem exploração, uma sociedade de homens livres e iguais. Defendia a destruição do estado em favor dos pequenos proprietários. Foi assim que o homem inaugurou o Anarquismo.
Mikhail Bakunin (1814-76) tornou-se líder do Anarquismo terrorista, pois apontava a violência como a única forma de se alcançar uma sociedade sem estado e sem desigualdades. Seria um mundo novo de felicidade e liberdade para os trabalhadores braçais. O homem pregava o revolucionário com o indivíduo que rompe todas as leis. Tudo o que há nesse mundo é odioso para ele. O sujeito, segundo Bakunin, tem que ser frio, deve estar disposto a morrer, resistir à tortura e deve destruir qualquer sentimento nele surgido.
Calvo como bola de sinuca, óculos, sério e muito branco, com uma famosa revista ao seu alcance, continua falando o cidadão. Nem descrevia o Anarquismo, porém, exemplificava o que estava acontecendo no País como a nova resistência que surge contra a corrupção. Manobram para que o Ministério Público não investigue a bandalheira. Não quis me meter na conversa dos dois clientes que pareciam ilustres. Logo a minha senha fala mais alto e eu passo por ambos recordando a lição de certo político raposa. Sempre que procurado por um lado e pelo outro, dava razão a ambos para ficar de bem com os dois. Caso eu dissesse, pelo menos “é isso aí”, talvez estivesse apoiando a ideia do intelectual, mas para quê? Ri por dentro, àquele riso forçado trazido dos antigos gibis: ah, ah, ah..., Logo traduzida pelo cérebro para a Cibernética: ANARQUISMO, KKKK...

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário